E vem lá de Sorocaba (SP): Deputado federal Gustavo Petta coloca mandato à disposição das lutas do Sinpro

Em visita ao Sindicato nesta segunda-feira (28), o deputado agradeceu os votos na cidade e reafirmou apoio do mandato às lutas e reivindicações do Sinpro, vinculados à defesa da educação pública, à regulamentação do ensino privado e dos direitos dos/as professores/as da rede particular de ensino

 O deputado federal Gustavo Petta (PcdoB), que assumiu o mandato em fevereiro, a partir da renúncia do então deputado João Paulo Cunha (PT), esteve nesta segunda-feira (28/04) em Sorocaba, onde visitou órgãos de imprensa, o prefeito e se reuniu com diretores/as na sede do Sinpro.

O parlamentar – que era vereador em Campinas, quando foi chamado para assumir o mandato – tem a trajetória ligada à Educação, por ter sido presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). À frente da entidade, conquistou avanços importantes, como o ProUni e a ampliação da rede federal de ensino superior, técnico e tecnológico.

Nas eleições de 2010, recebeu mais de mil votos em Sorocaba. “Quero agradecer e colocar o meu mandato à disposição da cidade, no sentido de conseguir projetos, recursos e também discutir assuntos de interesse nacional, que tenham impacto no Município”.

O deputado também destacou o apoio recebido de diretores/as do Sinpro. “Muitos/as diretores/as me apoiaram, por identificarem-se com as nossas ideias e projeto, por isso estou aqui para prestar contas, agradecer o apoio e me colocar à disposição das lutas que o sindicato tem na região, vinculadas à defesa da educação pública, à regulamentação do ensino privado e aos direitos dos professores da rede particular”, afirma Petta.

Atuação no Congresso

Dentro das suas atuações na Câmara Federal, o parlamentar destacou, como principal tema no País relacionado à Educação hoje, as discussões do Plano Nacional de Educação (PNE). O projeto está há mais de dois anos no Congresso e em fase final de aprovação. “Ele já foi aprovado na Câmara, no Senado e agora, pelo fato de parte do texto ter sido revisado pelos senadores, está novamente no Congresso, para aprovação final e posterior sanção da presidenta”, informa.

Petta acredita que o PNE pode revolucionar a educação brasileira. “O Plano é, realmente, muito importante porque fortalece a ideia da Educação como uma política de Estado e não de Governo; prevê, entre outras coisas, o vínculo de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação pública, o que será uma revolução no financiamento da Educação”, avalia. “Hoje nós já passamos de 5% e, em dez anos, a previsão é que haja volume de recursos suficiente para universalizar a educação infantil e erradicar o analfabetismo, além de expandir ainda mais os ensinos técnico, tecnológico e superior, com grande presença das instituições públicas”, explica o deputado.

Além da Educação, o mandato trabalha com outros temas, como a proteção e direitos dos animais e o desenvolvimento sustentável. “Até por conta da participação, em nosso mandato, do ex-vereador de Sorocaba, prof. Gabriel Bitencourt, estamos atuando nessas áreas e acreditamos, por exemplo, que temas ligados ao desenvolvimento sustentável sejam fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e para o combate às injustiças”, defende.

Por Glauciane Castro – Assessoria de Imprensa do Sinpro Sorocaba e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo