E vem lá do Distrito Federal: Saep negocia reivindicações dos auxiliares da educação básica

Na próxima reunião serão discutidas cláusulas que tratam do Planejamento Previdenciário e do Plano de Saúde.

A diretoria do Saep se reuniu, nesta terça-feira (19),com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares (Sinepe-DF) a fim de negociar a pauta de reivindicações 2015 da educação básica. Esta é a segunda rodada de negociação da campanha salarial deste ano.

Desta vez, foram discutidas cláusulas sociais como: Planejamento Previdenciário (cláusula 72), Plano de Saúde (cláusula 16) e as cláusulas relacionadas à faltas do trabalhador, atestados médicos e abono de faltas (25,26 e 28).

Os itens da pauta, que visam garantir melhorias na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), são a partir de sugestões e reivindicações Apresentadas pelos trabalhadores ao Saep em diversas reuniões realizadas pelo Sindicado.

De acordo com o presidente do Saep, Mário Lúcio Souto, que conduz as negociações é muito importante ampliar as discussões acerca dos direitos dos trabalhadores “Estamos no caminho certo alertando para a responsabilidade das melhorias na CCT”, afirmou.

O documento foi aprovado pela categoria em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), no dia 27 de março de 2015. A próxima reunião de negociação acontecerá no dia 21, na sede do sindicato patronal, e contará com presença do Grupo Afinidade e da Hauschild Advogados, para melhor discussão sobre as cláusulas que tratam do Planejamento Previdenciário e do Plano de Saúde.

CAMPANHA SALARIAL 2015

A diretoria do Saep participou, nesta quinta-feira (21), da 3ª rodada de negociações com os representantes do sindicato patronal das escolas de educação básica (S​inepe). ​Desta vez, o Saep levou assessoria jurídica especializada em Previdência Social para tratar ​temas específicos que melhoram a Convenção Coletiva de Trabalho​ (CCT)​.

O encontro contou com a participação do especialista em direto previdenciário, ​o advogado Alex Sandro de Oliveira, que explicou detalhadamente a importância do Planejamento Previdenciário (cláusula 72) por parte dos trabalhadores, onde a empresa fornece ao empregado, uma vez por ano, o comprovante de pagamento do INSS. A proposta visa evitar futuras demandas tributárias e trabalhistas. “É crucial para o trabalhador que exista este levantamento de informações junto ao empregador. Na reunião de hoje destacamos a relevância e vantagens na adoção da medida”, frisou​ Oliveira​.

Após discussão deste item da pauta de reivindicações, o ​Sinepe comprometeu-se a expor ​a cláusula em ​a​ssembleia​ dos empregadores​, com o intuito de que as escolas unifiquem as declarações detalhadas e individualizadas do INSS e entregando-as ao trabalhador no mês de março de cada ano.

Foram discutidas,​ ainda, as​ seguintes​ cláusulas:

​- Contribuição Sindical (cláusula 45)​:​ o S​inepe se comprometeu a ​divulga​r amplamente​ a contribuição​, para que assim as escolas cumpram o acordado;

​- Relações Sindicais – Informações (cláusula 43)​:​ as escolas que descumprirem a cláusula serão convocadas a participar de fóruns conciliatórios, a serem realizados na sede do S​inepe;

– ​Recessos (cláusula 40)​:​ o sindicato patronal comprometeu-se a levar à ​assembleia a seguinte proposta: ​a​s escolas que convocarem o trabalhador (exceto ​s​eguranças e ​vigilantes) nas datas específicas contidas na cláusula, pagarão hora-extra com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal​.​

As reuniões de negociação visam garantir melhorias na CCT​, a partir de sugestões reivindicações ​a​presentadas pelos trabalhadores ao Saep em diversas reuniões realizadas pelo Sindicado.

A próxima etapa da negociação acontecerá na terça-feira (26), na sede do ​Sinepe, com a presença do Grupo Afinidade explanando sobre o Plano de Saúde (cláusula 16).  Será iniciada ainda, a negociação acerca das cláusulas econômicas.

Por Daiana Lima – Comunicação Social do Saep-DF 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo