Fepesp: Propaganda de governo nas escolas? Não, não pode

O presidente da Fepesp comenta pedido feito pelo ministro Vélez Rodríguez por email a diretores

Celso Napolitano, presidente da Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo) comentou a mais nova insânia do ministério da Educação e de seu ministro, Ricardo Vélez Rodríguez, que pediu em email que as escolas reunam alunos para a execução do Hino Nacional mas portanto o slogan de campanha eleitoral – Brasil acima de tudo. Deus acima de todos! – o que configuraria improbidade administrativa, crime de responsabilidade.

“Mais um absurdo do Ministro, que parece não entender as peculiaridades e as características da educação nacional. Depois de declarar todos os brasileiros viajantes como canibais, agora quer impor às escolas uma maneira de ensinar moral e civismo baseado na opinião dele. Moral e civismo são ensinados em todas as escolas no dia a dia, pelo projeto pedagógico, pelo exemplo dos professores e pelo estudo correto da História e das outras disciplinas”, diz o presidente da Federação.

“Este Ministro deve ser objeto de um inquérito administrativo. Pela Constituição, pela lei, não se pode reproduzir slogans de campanha e de partidos durante o governo. É uma mistura de governo com país. Coisa que apenas aconteceu durante o regime autoritário, a ditadura militar, com o “Ame-o ou deixo-o”, afirma Celso.

“A Fepesp e seus sindicatos integrantes enxergam o comunicado enviado pelo Ministério da Educação, para as escolas privadas e públicas do país, como um absurdo. Os professores devem resistir e ridicularizar a posição do Ministério da Educação. A Federação dos Professores do Estado de São Paulo repudia esta atitude do atual Ministro da Educação, e recomenda aos professores que sigam normalmente seu trabalho, sem se preocupar com este tipo de ingerência”, encerra Celso Napolitano.

Aqui, o comentário em vídeo:

https://www.facebook.com/fepesp/videos/619820491764088/

E, aqui, como foi repercutido pela Jornal da TV Cultura desta terça-feira, dia 26/02 (reportagem a partir de 5m53s):

http://tvcultura.com.br/playlists/62_jornal-da-cultura-primeira-edicao-jornal-da-cultura-1a-edicao.html

Retração – E não demorou nada para que o desavisado ministro percebesse o tamanho da bobagem que havia gerado, após a ampla repercussão negativa do seu ‘pedido’. Na tarde do mesmo dia 26, Veléz desdisse o que havia dito, afirmou que a nota havia sido ‘um erro’ e desobrigou as gravações e o slogan de campanha política, como informado pela imprensa (aqui).

Da Fepesp

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo