Pesquisa presidente CNT/MDA: Lula tem 53,5% dos votos válidos e Bolsonaro tem 46,5%

Em pesquisa CNT/MDA para presidente, Lula aparece com 53,5% dos votos válidos e Bolsonaro, com 46,5%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 53,5% dos votos válidos, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), 46,5%, segundo a pesquisa de intenção de voto do Instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta segunda-feira, 17.

Para os votos válidos, são desconsiderados brancos, nulos e as pessoas que dizem que não sabem. É desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a contagem oficial da eleição. 

Para a pesquisa, foram ouvidas 2.002 pessoas entre os dias 14 e 16 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A sondagem foi registrada no TSE com o número BR 05514/2022. Veja o relatório completo divulgado

Votos válidos

Em votos válidos, quando excluídos brancos e nulos, os resultados foram:

  • Lula (PT): 53,5%
  • Bolsonaro (PL): 46,5%

Votos totais

Quando incluídos brancos e nulos, na pesquisa estimulada (com nomes apresentados ao eleitor em formato de lista), os resultados foram:

  • Lula (PT): 48,1%
  • Bolsonaro (PL): 41,8%
  • Branco/nulo/não vai votar: 6,0%
  • Indeciso: 4,1%

“Os resultados para intenção de voto mostram disputa acirrada entre Lula e Jair Bolsonaro no 2º turno. Com índices de definição de voto para ambos os candidatos acima de 94% e indecisos em 4%, o engajamento de seus respectivos eleitores para comparecer na votação de 30 de outubro será decisivo”, disse em nota junto à pesquisa Marcelo Souza, diretor do Instituto MDA.

Espontânea

Na pergunta espontânea, quando o próprio eleitor precisa dizer o nome do candidato em que votará sem que os nomes sejam apresentados, os resultados foram:

  • Lula (PT): 46,4% (+4 pontos em relação à pesquisa anterior, em 30 de setembro, antes do primeiro turno)
  • Bolsonaro (PL): 40,6% (+6 pontos)
  • Branco/nulo/não vai votar: 6,3% (+2 pontos)
  • Indeciso: 6,7% (-4 pontos).

Quem ficou na frente no 1º turno?

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) disputarão o segundo turno da eleição presidencial. Com 100% das urnas apuradas, Lula ficou com 48,43% dos votos válidos, e Bolsonaro, 43,20%, na votação do primeiro turno, realizado no domingo, 2.

Exame

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo