Reunião afina estratégias para Campanha Salarial Nacional 2012

Representantes de entidades filiadas de todo o Brasil estiveram nesta terça-feira, dia 14/02, em São Paulo/SP, para participar de um encontro sobre a implementação da Campanha Salarial Nacional 2012. A atividade aprofundou os debates sobre a aplicação das peças produzidas para a Campanha (que estão disponíveis para download no Blog: www.algoerradonoensinoprivado.org.br) e discutiu as táticas e estratégias a serem utilizadas pelas entidades – a fim de fortalecer a luta dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino nas negociações deste ano.

O encontro, promovido pela Secretaria de Organização e Políticas Sindicais e pela Secretaria de Comunicação, teve o objetivo de esclarecer as dúvidas e explorar as estratégias de divulgação da Campanha Salarial Nacional 2012 – criada pela CONTEE – sob o tema: “Tem algo errado no Ensino Privado”, com destaque para a reivindicação de aumento real e valorização das condições de trabalho.

Na primeira parte da reunião, foram apresentadas as propostas elaboradas para a divulgação da Campanha. O publicitário Fernando Waschburger detalhou aos participantes os mecanismos de acesso, utilização e promoção das peças produzidas para a Campanha e relembrou que as peças foram produzidas para que cada entidade pudesse adequar o material à sua realidade – por meio da sua customização.

Durante a apresentação, a assessora de comunicação da CONTEE, Daniele Moraes, ressaltou a importância da colaboração das entidades e de suas assessorias de comunicação para a divulgação e alimentação do Blog da Campanha, com informações e notícias de todas as localidades. “Esse é um trabalho de mão dupla. O Blog da Campanha oferecerá conteúdo para ser compartilhado e reproduzido pelas entidades ao mesmo tempo em que deverá receber e divulgar as contribuições, pautas e informações sobre o desenvolvimento das Campanhas Salariais pelo País”, destacou.

O período da tarde foi dedicado ao debate sobre a importância política da Campanha, bem como o enfrentamento dos desafios que se colocam às entidades. Para Fabio Zambon, Secretário de Organização e Políticas Sindicais da CONTEE, “o Brasil inteiro quem que saber que “tem algo errado no ensino privado” e a nossa Campanha vai fazer isso”.

A Secretária de Comunicação da entidade, Maria Clotilde Lemos Petta, lembrou que historicamente a CONTEE sempre buscou a criação de campanhas nacionais, a fim de fortalecer as reivindicações das categorias. Ela acredita que é importante que: “as diretorias dos sindicatos coloquem como prioridade no seu planejamento a questão da Comunicação e, dentro disso, priorizar as ações de comunicação diretamente relacionadas às Campanhas Salariais”.

O impacto das novas tecnologias na luta sindical foi um dos principais temas discutidos pelos participantes, apontando a necessidade de inclusão digital dos dirigentes sindicais, bem como a experimentação das entidades na comunicação virtual. A utilização das redes sociais também foi muito debatida, a partir do questionamento do seu papel mobilizador e difusor das ações das entidades e da relação direta com a base.

Quem desejar informações ou quiser enviar notícias para o Blog da Campanha Salarial Nacional 2012 deve entrar em contato pelo e-mail: algoerrado@contee.org.br

Daniele Moraes, de São Paulo/SP.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo