V Fórum Permanente Arte e Cultura da América Latina – Dias 18 e 19 de novembro

                A 5ª edição do Fórum Permanente Arte e Cultura da América Latina, a ser realizado nos dias 18 e 19 de novembro, terá como tema  Tempo e Abrangência em Arte e Cultura Latino-Americana, e terá lugar no prédio da Biblioteca do Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo. Mariza Bertoli, crítica de arte e coordenadora do Fórum, assim fundamenta o tema que deve permear não somente as discussões das mesas temáticas como também as atividades que ocorrerão no transcurso do evento:

                “A memória cultural é como uma tela móvel com uma franja de referências forjadas em tempos diferentes no nosso imaginário. Assim vivemos tempos diferentes, onde mito e notícias de jornal se sobrepõem. As catástrofes e as premiações glamurosas do cinema aparecem na telinha com o drama dos refugiados, enfatizando uns e desrealizando outros. Quando as obras de arte figuram os relatos comoventes das Comissões da Verdade, do horror das ditaduras militares no Continente, ou quando se recorre a imagem do Libertador Simon Bolivar, na política atual, concluiu Bertoli, estamos lidando com tempos sobrepostos.

Contando com o apoio da Fundação Memorial da América Latina, Sociedade Científica de Pesquisa em Arte (CESA),  Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo e do Instituto de Artes da UNESP, campus São Paulo, o V Fórum terá este ano uma programação diversificada, além das seis mesas de debates que ocorrerão durante os períodos da manhã e tarde, pois prevê a realização de atividades interativas entre os artistas convidados, críticos e dos demais participantes. No dia 18, quarta-feira, no final do dia, haverá uma ação coletiva dirigida pelo Grupo de Pesquisa Panorama da Cerâmica Latino- Americana da UNESP, cujo objetivo será o de simbolizar a união dos povos da América. Os trabalhos serão dirigidos pela pesquisadora de cerâmica da América Latina, Lalada Dalglish. No dia 19, quinta-feira, na parte da tarde, duas atividades estão programadas: a primeira, será uma visita guiada ao Pavilhão da Criatividade, no Memorial, onde encontram-se agrupados por países, centenas de objetos, entre  trajes típicos, artesanatos, objetos de uso cotidiano, esculturas, adereços religiosos entre outros, representativos dos países latino-americanos; em seguida, os participantes se deslocarão até o Salão de Atos Tiradentes, ao lado da Biblioteca, onde encontram-se os painéis  monumentais de Portinari (Tiradentes), de Poty Lazzarotto, e do escultor e pintor Carybé. Todas essas atividades serão acompanhadas pelas pesquisadoras do Fórum Permanente Arte e Cultura da América Latina, Moira Busch Anne Bastos e Mariza Bertoli.

O Fórum contará com a presença de pesquisadores e artistas convidados que buscam novas maneiras de reescrever, sob uma perspectiva crítica, aspectos que  ainda hoje não recebem muita atenção da História da Arte. Entre os presentes, a artista Rosana Paulino, fará uma apresentação cujo tema terá como centro a discussão dos “lugares simbólico-sociais impostos à mulher negra”, na sua própria obra, ou o grupo de fotógrafos, dentre eles, Renato Soares, Maureen Bisilliat, além de Alison da Paz e Beto Silva, que estarão reunidos na mesa “Ressonâncias da Imagem: tempo e abrangência”, no dia 19, sob a coordenação de Dilma de Melo Silva. Citaria ainda o mexicano Waldo Lee Fuentes, doutorando do PROLAM-USP, que falará sobre “Zapatismo – a rebeldia como esperança” e ainda, Saloma Jovino da Silva, que desenvolverá o tema “O mar atlântico como cemitério imaginário, memória e experiência da diáspora africana no Brasil”.

O encerramento está marcado para às 16h00, do dia 19 de novembro, com a palestra do fotógrafo Renato Soares “Histórias e Imagens do Brasil Profundo”.

Veja a programação completa, os temas a serem debatidos, horários e pesquisadores, nos arquivos anexados.

A participação é gratuita, mas é necessário proceder às inscrições. Todos os participantes receberão certificados.

ANOTE!

V Fórum Arte e Cultura da América Latina

“Tempo e Abrangência em Arte e Cultura Latino Americana”

Realização: Fórum Permanente Arte e Cultura da América Latina

Local: Biblioteca Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664- Metrô Barra Funda- São Paulo

Entrada: portões 2 e 5. Estacionamento pago nos portões 4 e 8.

Dias: 18 e 19 de novembro de 2015

Horário: das 9h00 às 17h00

Informações e Inscrições pelo email: forum-arte-identidade@hotmail.com

Apoio:

CESA- Sociedade Científica de Estudos da Arte

FUNDAÇÃO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

PROLAM – Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo

INSTITUTO DE ARTES da UNESP- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Campus São Paulo.

Imprensa M.N (Mtb 16 276)

Imagens:

1- Acervo da artista (www.rosanapaulino.com.br)

2- Acervo do artista. Album Fotos da Linha do Tempo

3- Acervo da artista (www.rosanapaulino.com.br)

4- Acervo Maureen Basilliat/ Instituto Moreira Sales.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo