102 anos de Paulo Freire,  um dos mais visionários educadores que o mundo conheceu

Sua visão de uma educação que empodera, questiona e transforma permanece relevante não apenas nas salas de aula, mas também na construção de sociedades mais justas e igualitárias

No dia 19 de setembro de 2023, comemora-se o 102º aniversário de Paulo Freire, um dos mais influentes pedagogos e pensadores da educação do século XX. Sua vida e sua obra deixaram marcas profundas na forma como a educação é entendida e praticada em todo o mundo.

Nascido em Recife, Pernambuco, em 1921, Paulo Reglus Neves Freire dedicou sua vida à transformação da educação como uma ferramenta de libertação e igualdade. Sua abordagem inovadora, conhecida como “educação popular”, tinha como princípio central a conscientização dos alunos, capacitando-os a compreenderem criticamente o mundo ao seu redor.

Uma das obras mais emblemáticas de Freire, “Pedagogia do oprimido”, publicada em 1968, redefiniu a forma como a educação era vista. Nesse livro, ele defendia que a educação deveria ser um processo dialógico, em que professor e aluno colaboram na construção do conhecimento, em oposição ao modelo tradicional, hierárquico e autoritário.

O pensamento de Paulo Freire transcendeu fronteiras geográficas e ideológicas, influenciando educadores em todo o mundo. Sua abordagem participativa e seu compromisso com a justiça social inspiraram movimentos de educação popular em países em desenvolvimento e desenvolvidos, contribuindo para a promoção da igualdade de oportunidades educacionais.

Além de sua notável carreira acadêmica, Paulo Freire também se destacou como ativista social. Seu exílio durante a ditadura militar no Brasil não o impediu de continuar sua missão educacional. No exílio, trabalhou com comunidades marginalizadas em diversos países, difundindo suas ideias e fortalecendo o movimento pela educação popular.

Hoje, após 102 anos de seu nascimento, o legado de Paulo Freire continua vivo. Sua visão de uma educação que empodera, questiona e transforma permanece relevante em um mundo em constante evolução. Seu impacto perdura não apenas nas salas de aula, mas também na construção de sociedades mais justas e igualitárias.

Em tempos em que a educação enfrenta desafios complexos, as lições de Paulo Freire continuam a iluminar o caminho em direção a um futuro em que o conhecimento seja uma ferramenta de libertação, capacitação e transformação. A celebração do 102º aniversário de Paulo Freire é uma oportunidade de relembrar e honrar um dos mais visionários educadores que o mundo já conheceu.

Vitoria Carvalho, estagiária sob supervisão de Táscia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo