Fepesp lança campanha ‘Para que serve o sindicato?’
A Federação dos Professores de São Paulo – Fepesp lança esta semana campanha de valorização do sindicato e de resistência à lei da ‘reforma’ trabalhista que entra em vigor em 11 de novembro.
A campanha bate na pergunta que se se ouve em praticamente todas as categorias: para que serve o sindicato? A Federação dos Professores de São Paulo e o Sinpro SP foram buscar as respostas através de uma pesquisa quantitativa com seus novos sindicalizados, professoras e professores que se associaram ao sindicato no primeiro semestre deste ano. Os depoimentos colhidos na pesquisa formaram a base para oito vídeos e um programa especial da TV Fepesp. Informação, serviços e, principalmente, proteção em momentos difíceis como o que estamos vivendo foram pontos de destaque na pesquisa. O material de campanha está sendo distribuído simultaneamente nesta semana e na seguinte pelos 25 sindicatos integrantes da Fepesp no Estado de São Paulo.
Os depoimentos destacados na campanha oferecem argumentos para apoiar as campanhas de sindicalização dos sindicatos e para reforçar a resistência aos avanços sobre as leis do trabalho embutidas na ‘reforma’ trabalhista – especialmente, neste momento, tentativas de acordos individuais, propostas de terceirização e trabalho intermitente de professores, além de homologação de dispensas fora dos sindicatos, com o potencial de gerar burlas em direitos assegurados por convenção coletiva de trabalho.
A campanha segue até o dia 7 de novembro, quando a Fepesp irá reunir em São Paulo o seu Conselho de Entidades Sindicais, com todos os sindicatos integrantes do Estado, para dar sequência às resoluções do 9º Congresso da Federação, realizado no final de setembro. O Congresso teve como mote ‘Resistência e Unidade’.
Todos os vídeos da campanha estão aqui: http://fepesp.org.br/geral/noticias/para-que-serve-o-sindicato
O programa da TV Fepesp com o resultado da pesquisa com novos sindicalizados está aqui: