Estudantes e Contee discutem Estatuto da Juventude e ensino superior com senador Paulo Paim
Às vésperas da votação, no Senado, do Estatuto da Juventude, a coordenadora da Secretaria de Assuntos Institucionais da Contee, Nara Teixeira de Souza, o presidente da União Nacional do Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, a presidenta da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), Manuela Braga, e outros representantes dos movimentos engajados na Jornada Mundial da Juventude se reuniram nesta terça-feira (2) com o senador Paulo Paim (PT-RS). Durante o encontro foi entregue ao parlamentar a pauta de revindicações da mobilização e a nota conjunta da Contee e da UNE em defesa do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação do Ensino Superior (Insaes).
A necessidade de regulamentação da educação privada foi ainda mais evidenciada com o dossiê apresentado ao senador pelo estudante Rafael Iyamoto, presidente do Centro Acadêmico de Medicina da Universidade Gama Filho, apontando as irregularidades na instituição, onde os trabalhadores estão em greve desde o mês passado. Os estudantes da Gama Filho apoiam os trabalhadores e cobram intervenção do Ministério da Educação (MEC).
A diretora da Executiva da Contee aproveitou o tema para manifestar a Paim a preocupação da Confederação quanto ao processo de mercantilização do ensino superior no Brasil. O senador concordou que o debate sobre a questão precisa ser aprofundado.
Da redação