CNTE participa de debate sobre a democratização dos meios de comunicação na FETEMS

A Fetems realiza o seu 2° Seminário de Comunicação de segunda (24) até terça-feira (25)

Os olhos da sociedade brasileira estão voltados para o papel da mídia nas mobilizações e nas pautas das grandes manifestações pelo Brasil.

Para debater essa situação e a importância de fortalecer a luta pela democratização da comunicação para contrapor o papel manipulador dos grandes veículos de comunicação a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) deu início ao seu 2° Seminário de Comunicação, na manhã de segunda-feira (24), na sede da entidade.

Na ocasião a entidade também lançou a campanha do FNDC (Fórum de Democratização da Comunicação), “Por uma Lei da Mídia Democrática”, que possui o intuito de arrecadar mais de um milhão e meio de assinaturas em apoio a um Projeto de Lei de Iniciativa Popular e somar na batalha por uma Lei de Mídia que seja de fato democrática, que amplie a liberdade de expressão, para termos mais diversidade e pluralidade nos meios de comunicação.

O 2° Seminário de Comunicação traz para Mato Grosso do Sul figuras como a blogueira Maria Frô (Conceição Oliveira), o editor do jornal Brasil de Fato, Nilton Viana e o assessor e editor do site da CUT Nacional, Leonardo Severo.

De acordo com a representante da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Fátima Silva, que é ex-presidenta da Fetems, atual vice-presidenta da Internacional da Educação e esteve presente na abertura do Seminário, hoje a Federação é uma das entidades que mais investe em rede e na democratização da comunicação em nível de Brasil. “Com certeza hoje a Fetems é uma das nossas filiadas que mais investe em comunicação e com isso investe também na luta pela democratização dos meios de comunicação e serve de exemplo para nós que estamos em constante batalha com a manipulação provocada pela grande mídia”, ressalta.

Segundo o presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, a comunicação é um tema central da Federação e atividades como estas são essenciais não só para a organização, quanto para inserir MS no debate nacional sobre o tema. “Sabemos que a comunicação na sua pluralidade tem sido um dos temas centrais de debate no Brasil, por isso não podemos ficar fora disso e pela segunda realizamos o nosso Seminário, com a presença de figuras importantes nacionais que reforçam a nossa luta pela democratização da comunicação e a organização de uma grande rede sindical de comunicadores em MS”, disse.

Para o secretário de comunicação da entidade, Ademir Cerri, o intuito é debate questões nacionais como a campanha por uma Lei da Mídia Democrática e integrar ainda mais a rede de comunicação sindical em MS. “Nosso intuito é somar em campanhas nacionais como a do FNDC, que juntamente com várias entidades de todo o país está lutando por uma nova lei de regulamentação para as comunicações, pois sem isso a comunicação produz o cenário que conhecemos bem no Brasil: concentração e ausência de pluralidade e diversidade. Além disso, temos o intuito de reforçar a organização da nossa rede de comunicação sindical em MS, tão necessária para contrapormos a nossa visão de sociedade e de disputa da hegemonia”, afirma.

Da CNTE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo