Conae/2014: Contee participa de lançamento de pesquisa da CNTE sobre a qualidade da educação no Brasil

 

A Contee participou do lançamento, nesta Conferência Nacional de Educação (Conae/2014), do lançamento de uma pesquisa feita pelo instituto Data Popular a pedido da CNTE, em parceria com a Apeoesp, sobre a qualidade da educação no Brasil.

O levantamento, intitulado “A educação e os profissionais da educação”, revela, segundo a CNTE, que falta de segurança e violência nas escolas são os principais problemas apontados pela população. Para 89%, existe muita violência nas escolas públicas brasileiras.

O estudo mostra ainda que segurança é o fator mais importante para que a escola seja de qualidade, seguida de valorização dos professores e funcionários.  A falta de perspectiva na carreira é outro ponto a ser analisado: a população considera a profissão de professor o ofício mais importante para que o país tenha um bom futuro, mas apenas 15% gostariam em virar educador.

Em matéria divulgada no site da CNTE, o presidente da entidade, Roberto Franklin de Leão, afirma que os números refletem a triste realidade da escola pública brasileira: “Consideramos fundamental ter um instituto de pesquisa qualificado comprovando as informações que os trabalhadores em educação vivenciam no dia a dia da escola. Esse documento revela dados que há tempos a CNTE aponta para a sociedade”.

Ainda conforme a entidades, a pesquisa também levou em consideração aspectos relacionados à valorização, formação (capacitação) e remuneração dos professores e dos profissionais da educação.  O estudo aponta que 98% avaliam que a profissão deveria ser mais valorizada. Na opinião dos brasileiros, oferecer uma educação de qualidade está ligada diretamente à valorização do professor. Por isso, boa parte dos entrevistados acredita que a saída para uma educação de qualidade é ter professores qualificados, bem preparados e com melhores salários. Para 76%, os professores são menos valorizados do que deveriam pela população, enquanto 85% acham que os professores são menos valorizados do que deveriam pelo governo.

O levantamento evidencia ainda uma percepção distorcida da sociedade em relação à situação dos trabalhadores do setor privado de ensino. De acordo com a CNTE, o salário oferecido aos professores da rede pública é considerado ruim ou péssimo para 66% dos consultados. Apenas 8% disseram que é bom. Quando questionados sobre os salários dos professores das escolas privadas, 49% disseram que a remuneração é ótima ou boa.

A pesquisa foi realizada em setembro de 2014, com 3 mil pessoas com mais de 16 anos, nas cinco regiões do país. Veja outros dados no site da CNTE.

Com informações da CNTE

Foto da home: Leandro Freire/Treemidia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo