Conae/2014: UNE promove ato em protesto contra assassinato e desaparecimento de estudantes no México

A União Nacional dos Estudantes (UNE) realizou um ato ao fim da Conferência Nacional de Educação (Conae/2014) em protesto contra o assassinato e o desaparecimento de dezenas de estudantes no México.

une

A manifestação da UNE se refere ao caso dos 80 estudantes da escola rural para professores Raúl Isidro Burgos, da cidade de Iguala, que viajavam, no dia 26 de setembro, em ônibus da empresa Costa Line, para coletar fundos para pagar a escola. Patrulheiros da polícia municipal quiseram parar a caravana, que não quis parar. Os policiais, então, segundo o testemunho anônimo de um jovem presente no local, começaram a disparar em direção aos ônibus.

A princípio, os policiais dispararam contra os ônibus, mas, depois de algumas horas, quando os estudantes davam uma coletiva de imprensa para denunciar o ataque armados contra eles, outros homens sem uniforme, que muitas testemunhas reconheceram como policiais municipais, dispararam outra vez e, mais tarde, encheram de balas outro ônibus no qual viajavam jogadores da equipe local de futebol Avispones.

O saldo foi de seis mortos, três dos quais estudantes, e vinte feridos. Cinquenta e sete estudantes desapareceram, sendo que vinte deles, como afirmam testemunhas oculares, foram levados à força por policiais de Iguala e do Estado de Guerrero. Mais de 40 estudantes continuam desaparecidos.

A Contee também já havia manifestado seu repúdio quanto à violência e cobrado justiça.

Da redação, com informações do Opera Mundi
Foto: Cristina de Castro/Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo