Conjunturas nacional, internacional e educacional são debatidas no 9° Conatee

O golpe em curso no Brasil — incluindo os ataques à educação e aos trabalhadores e trabalhadoras — está inserido do contexto internacional de prolongamento da crise econômica mundial que eclodiu em 2008 e do crescimento global da extrema-direita. Essa foi a reflexão feita hoje (27) no segundo dia do 9° Conatee. O debate contou com a exposição de Renato Rabelo, presidente da Fundação Maurício Grabois, e Ariovaldo de Camargo, da Secretaria de Relações Internacionais da CUT.

_MG_3025

‘‘Estamos num mundo singular e o Brasil, nesse cenário, passa também por um momento singular’’, destacou Rabelo. ‘‘O extrato dominante do capitalismo hoje é a oligarquia financeira, que busca cada vez mais ganhar dinheiro com dinheiro, sem passar pela produção’’. Ele também apontou que a atual crise econômica, que teve sua fase aguda em 2008, agora, pelo tempo pelo qual já se prolonga, vai se tornando crônica e entrando numa fase de estagnação, com aumento do desemprego e da desigualdade.

_MG_3083

Por sua vez, Camargo mencionou a atuação da esquerda latino-americana em resistência à dominação imperialista no continente. Resistência que, agora, enfrenta outros obstáculos, com o surgimento de novo acordos comerciais que não buscam beneficiar em nada os trabalhadores e trabalhadoras. Já no contexto nacional, ele afirmou que a PEC 241 representa um desmonte da escola pública e de todas as conquistas sociais dos últimos 13 anos, assim como a liberação da terceirização desmedida implica uma destruição do serviço público. ‘‘A luta é o único caminho, a rua é o único lugar onde vamos conseguir reverter esse quadro.’’

_MG_3075

Como o contexto golpista atual remete ao golpe de 1964 e à longa e dura luta em defesa da democracia durante os anos de ditadura militar no Brasil, foi exibido aos delegados e delegadas do 9° Conatee o curta-metragem ‘‘Agnus Dei’’, com texto e direção da jornalista da Contee, Táscia Souza, co-direção de José Eduardo Brum e atuação e edição de Gustavo Burla. O curta, produzido pelo projeto de narrativas Hupokhondría, teve texto livremente inspirado em relato de Frei Tito de Alencar Lima e é uma denúncia contra a tortura.

Defesa das teses

Após a exibição do filme, a plenária seguiu com a defesa das teses de conjuntura internacional e nacional, tanto a elaborada pela Diretoria Executiva, quanto as apresentadas pela Esquerda Marxista e pelas correntes O Trabalho, Artsind, Articulação de Esquerda e independentes. Além disso, também foi feita a apresentação e defesa da tese única dos técnicos administrativos, da tese de conjuntura educacional da Diretoria Executiva da Confederação e das propostas para o plano de lutas.

As teses estão disponíveis no Caderno do 9° Conatee entregue aos delegados e delegadas e também no Portal da Contee.

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo