Consumo das famílias despenca e monitor do PIB/FGV aponta queda de 0,8% em maio

“A inflação e juros em patamares elevados reduzem o poder de compra das famílias”, diz pesquisadora da FGV

O nível da atividade econômica do Brasil recuou 0,8% na passagem de abril para maio, segundo dados do Monitor do PIB da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgados nesta segunda (18). Pesou no resultado, o consumo das famílias, que retraiu 2,1% no período analisado.

“Na atual conjuntura, a inflação e juros em patamares elevados reduzem o poder de compra das famílias. Isso se reflete no consumo de produtos menos essenciais, como é o caso de semiduráveis e de duráveis, que perderam força e retraíram em maio”, afirmou a coordenadora da pesquisa, Juliana Trece.

Além do consumo da família em queda, a indústria foi outro importante destaque negativo, já que o setor acumula recuo na produção industrial de -2,6% de janeiro a maio, segundo dados do IBGE.

O indicador da FGV registrou um crescimento de 1,6%, em maio comparado com abril, no índice de Formação bruta de capital fixo (FBCF), o investimento em bens de capital, máquinas, equipamentos e material de construção e outros. No entanto, na comparação interanual retraiu 2,0% no trimestre móvel findo em maio. “Nessa comparação, o componente de máquinas e equipamentos foi o único a apresentar queda (-6,9%), sendo o responsável pelo resultado negativo interanual da FBCF”, destacou Trece.

Hora do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo