Contee participa da Cres+5

Prosseguimento da Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe vai até sexta-feira (15)

Começou nesta quarta-feira (13) a Cres+5, reunindo cerca de 2 mil pessoas no prosseguimento da 3ª Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (Cres 2018). A reunião é promovida pelo MEC (Ministério da Educação) — por meio da Sesu (Secretaria de Educação Superior) e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) —, em parceria com o Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe e com o Enlaces (Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior).

A Contee está representada no evento pela coordenadora da Secretaria de Relações Internacionais, Cristina Castro, que, em sua fala neste primeiro dia de debates, destacou a educação como bem público, social e como direito humano universal a ser garantido. E que, por isso, “exige que os sistemas educacionais assegurem a inclusão do setor privado”, regulamentado-o, como defendido pela Contee na campanha REGULAMENTA JÁ, citada por Cristina.

Reprodução

A diretora da Contee também ressaltou a necessidade de “fazer cumprir o papel da educação superior centrada na associação entre ensino, pesquisa e extensão, da liberdade acadêmica e no interesse público”. “Assim a Contee luta desde sua fundação, em 1990, pela regulamentação do setor privado de ensino.”

Programação

Dividida em 12 eixos temáticos de discussão, a Cres+5 tem o objetivo de analisar as conquistas da educação superior da região e estabelecer as prioridades para a próxima Cres, prevista para 2028. O intuito é destacar o progresso alcançado desde a conferência de 2018, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, principalmente após a crise pandêmica da covid-19.

O encontro conta com simpósios, mesas-redondas e palestras (a programação pode ser conferida aqui. No último dia, serão finalizadas as análises e as redações de cada um dos eixos temáticos — realizadas desde agosto de 2023 pelos Grupos de Trabalho (GTs) —, assim como a redação da Minuta de Declaração da Conferência.

Mensagem de Cuba

Presente na abertura da Cres+5, o ministro de Educação Superior de Cuba, Walter Baluja García, gravou uma mensagem para a Contee sobre a importância do evento. Confira:

Táscia Souza, com informações do MEC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo