Contee participa de seminário sobre trabalhadores e o processo de integração latino-americano

A Contee participou nesta semana, representada pela coordenadora da Secretaria de Políticas Internacionais, Maria Clotilde Lemos Petta, do seminário “O processo de integração Latino-Americano e os Trabalhadores”, organizado pela Secretaria de Relações Internacionais da CTB e pelo Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES).

Os debates foram conduzidos a partir de uma análise da atual crise econômica mundial, a maior já vista desde a quebra a Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1929. O primeiro painel, exposta na última terça-feira (11), tratou do tema “As potências emergentes, os blocos econômicos e o cenário de crise mundial”, sobre o qual falaram o secretário de Relações Internacionais do PCdoB, Ricardo Abreu (o Alemão), e o primeiro vice-presidente do PSB, Roberto Amaral.

Na quarta (12), foi a vez de discutir “O atual processo de integração da América Latina: os desafios para a América do Sul”, que teve como palestrante o embaixador e ex-ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos Samuel Pinheiro Guimarães. Ele abordou o processo de desenvolvimento, sobretudo industrial, e os possíveis benefícios para a classe trabalhadora. Além disso, o embaixador destacou a necessidade de integração dos trabalhadores e dos movimentos sociais para que se efetive uma verdadeira e igualitária integração da América Latina. “Esse é o desafio das centrais, sindicatos e movimentos.”

Esse viés foi reiterado no último painel, cujo tema foi “O processo de integração sob a ótica dos trabalhadores”, coordenado pelo secretário adjunto de Relações Internacionais da CTB, João Batista Lemos, reuniu três especialistas sobre o assunto: Juan Castillo, dirigente uruguaio da PIT-CNT e coordenador do Encontro Sindical Nossa América (ESNA), o cubano Ramón Cardona, secretário das Américas da Federação Sindical Mundial (FSM), e a socióloga brasileira Silvia Portella, especialista em movimento sindical latino-americano. Nesse debate, ficou evidenciada a necessidade da unidade dos trabalhadores da região, com vistas a evitar quaisquer retrocessos políticos e garantir novos avanços.

“Foi um debate muito rico e que apontou os desafios colocados para a participação dos trabalhadores no processo de integração latino-americano”, afirmou a coordenadora da Secretaria de Políticas Internacionais da Contee. “Considero este debate central para subsidiar a formulação de uma política de relações internacionais da Contee.”

Da redação, com informações do CES e da CTB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo