Defender a Petrobras é defender a educação

Uma das maiores conquistas do primeiro mandato da presidenta Dilma Rousseff foi a aprovação da destinação de 75% dos royalties do petróleo para a educação (os outros 25% vão, merecidamente, para a saúde) e de 50% do Fundo Social do pré-sal. A medida representou um dos investimentos necessários para garantir o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) e da aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no setor até 2024. Mais do que isso, porém, simbolizou o compromisso do governo com a educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada como estratégia de um desenvolvimento pleno e soberano para o Brasil.

Por isso, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee, que representa cerca de 1 milhão de professores/as e técnicos/as administrativos/as que atuam no setor privado, considera que os ataques que tem sido proferidos contra a Petrobras se constituem também em ataques contra a educação.

O país tem acompanhado há quase um ano as investigações acerca de indícios e denúncias de corrupção na empresa e a Contee apoia e defende a apuração rigorosa dos fatos, a busca por esclarecimentos e a punição de corruptos e corruptores, uma vez que as denúncias sejam comprovadas. Entretanto, é preciso perceber que o bombardeio sobre a Petrobras escamoteia tentativas de desmoralizar e, com isso, desvalorizar a companhia petrolífera, a fim de justificar a sanha neoliberal dos que defendem a entrega do patrimônio brasileiro aos interesses do capital estrangeiro (como exposto no último domingo pelo ex-ministro da Fazenda do governo FHC, Pedro Malan, que, em artigo comentado e criticado pelo Portal Vermelho, defendeu acintosamente que o modelo de partilha do pré-sal deve ser abandonado para a abertura do mercado para empresas internacionais).

Diante da necessidade de defender a empresa – bem como milhares de trabalhadores/as honestos que nela atuam – e o patrimônio de todo o povo brasileiro, incluindo sua importância para a educação, é que o Portal da Contee publicará nos próximos dias alguns textos sobre o papel da Petrobras. É fundamental que os/as professores/as e técnicos(as) administrativos se mobilizem nesta luta em defesa do Brasil.

Leia e subscreva o abaixo-assinado “Defender a Petrobras é defender o Brasil”

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo