Diretores da Contee são eleitos para diretoria da CTB

Cinco diretores da Contee e três diretores de entidades filiadas foram eleitos no último sábado (24) para as diretorias Plena e Executiva da CTB, durante o 3º Congresso Nacional da Central. A coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, e os diretores Maria Clotilde Lemos Petta (Secretaria de Políticas Internacionais), Nara Teixeira de Souza (Secretaria de Assuntos Institucionais), Edson de Paula (Plena) e Gilson Reis fazem parte da nova Direção Plena da CTB, assim como Jonas Rodrigues de Paula, do Sinpro/ES. Já Márcia Machado, também do Sinpro/ES, assume a Secretaria de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Segurança no Trabalho, enquanto Celina Arêas, do Sinpro Minas, é a titular da Secretaria de Formação e Cultura.

No Congresso foram credenciados 1.258 delegados e delegadas dos 27 estados brasileiros, sendo 67,09% homens e mulheres 32,91%, ultrapassando a cota mínima. Além dos diretores da Contee eleitos, também participaram do Congresso outros diretores da Confederação: Cristina de Castro (Secretaria de Comunicação Social da Contee), José Jackson Bezerra (Secretaria de Políticas Sociais), João Batista da Silveira (Secretaria de Assuntos Jurídicos) e José Carlos Arêas (Secretaria de Políticas Sindicais).

Adilson Araújo, bancário da Bahia, foi eleito o novo presidente da Central e Wagner Gomes será o novo secretário-geral. Em seu discurso de posse, o novo presidente reforçou a disposição de luta, característica à CTB desde sua fundação, com a promessa de fazer uma gestão planejada, ousada e audaciosa. Adilson Araújo também destacou suas propostas, que incluem fortalecer a formação com a criação da Escola Sindical Nacional, ampliar a rede de comunicação e, no plano da organização, constituir uma central de apoio e logística para as entidades sindicais.

As bandeiras da educação foram ressaltadas durante o Congresso. Os diretores da Contee presentes apresentaram uma carta a ser encaminhada aos senadores cobrando urgência na votação do PNE, sem alterações em relação ao que foi aprovado na Câmara. Os cetebistas também aprovaram no plano de lutas e nas resoluções da Central a pauta em defesa da regulamentação da educação privada e do repasse de verba pública somente para a educação pública, assim como a defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada.

Da redação, com informações da CTB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo