Diretores debatem formação de sindicalistas

Um grupo de trabalho da Contee se reuniu na noite de quarta-feira, 3, para debater a realização de atividades de formação de sindicalistas direcionadas à Confederação e entidades filiadas. “Pretendemos realizar uma primeira atividade ainda neste ano. Fazer um seminário para ouvir a percepção dos diretores e ativistas de nossas entidades sobre a realidade que estamos atravessando e a demanda apresentada para, a partir disso, preparar novas atividades”, afirmou o coordenador da Secretaria de Finanças, Rodrigo de Paula.

A coordenadora da Secretaria de Assuntos Educacionais e Formação, Adércia Hostin, considerou que “passamos por um período em que as condições básicas para a atividade sindical estão em perigo. Há renovação e gente nova na direção dos sindicatos, inclusive no quadro funcional das entidades. Precisamos debater a organização sindical, sua representação e as perspectivas no mundo do trabalho”.

Leandro Batista, coordenador da Secretaria de Assuntos Jurídicos, aduziu que o momento é importante para esse debate, “inclusive levando em conta que a situação do país e dos trabalhadores brasileiros é cada dia mais difícil,com novos desafios”.

Márcio Franco, da Diretoria Plena, saudou a iniciativa de formação, porque “boa parte das lideranças ainda não têm consciência da gravidade da situação do país”.

O consultor jurídico José Geraldo de Santana Oliveira destacou a importância de concretizar um primeiro contato com os sindicalistas, “ouvir suas aspirações e a partir daí programar atividades”.

Valtuir Silveira, da VSS assessoria contábil, lembrou que “quem se reestruturou para este momento da vida sindical, após os ataques dos governos Temer e Bolsonaro aos direitos trabalhistas, está enfrentando melhor as dificuldades, mas é necessário adaptar as entidades à nova situação”.

Novas reuniões serão realizadas e suas propostas levadas à Diretoria Executiva.

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo