Diretoria Plena fortalece atuação coletiva da Contee

Fortalecer as instâncias de organização e de deliberação da Contee, bem como traçar a formação e o planejamento de cada secretaria, foi o que norteou hoje (24) o segundo dia de Seminário da Diretoria Plena da Confederação. Os trabalhos começaram pela manhã, com uma apresentação feita pelo coordenador-geral da entidade, Gilson Reis, sobre a proposta de regimento interno para o funcionamento da Plena, aprovado por unanimidade ao fim do dia. A proposta, entre outras questões, é que as reuniões sejam bimensais em vez de semestrais e que incluam também, facultativamente, além de seus 25 membros, os primeiros nove suplentes e os representantes do Conselho Fiscal.

“Nosso estatuto é extremamente democrático dentro do movimento sindical e nossa proposta e potencializar os espaços de construção da Contee. Por isso tomamos a decisão de colocar plenamente em funcionamento as instâncias da Confederação”, afirmou Gilson.

“Uma delas é o conselho de entidades, e já realizamos um primeiro encontro para tratar da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape). Vai ser recorrente a convocação do conselho de entidades e o faremos novamente em breve para discutir as campanhas salariais. Outra instância prevista é o conselho das federações, que vamos convocar agora para outubro e que pode cumprir um papel fundamental na articulação da entidade nacional com as próprias federações e as entidades de base. E também vamos convocar permanentemente as reuniões da Plena, para que possamos ter o maior número possível de companheiros envolvidos no dia a dia da Contee.”

Três eixos foram definidos para subsidiar as discussões: educação, trabalho e democracia. Dentro dessas questões, Gilson citou, por exemplo, o engajamento da Contee em pesquisas sobre a Covid-19 como doença do trabalho e sobre o trabalho remoto na educação privada, bem como ressaltou a importância da recém-criada comissão “Liberdade de aprender e ensinar”, uma resposta ao caso da professora perseguida em Cuiabá e a situações semelhantes sofridas por trabalhadores em educação.

Diante das orientações, os diretores da Executiva e da Plena subdividiram-se, ainda pela manhã e no início da tarde, em seis grupos, ligados a cada uma das seis secretarias temáticas da Confederação (à exceção da Coordenação-Geral, da Secretaria-Geral e da Secretaria de Finanças). Depois, a tarde foi dedicada às apresentações dos relatos de cada pasta — Secretaria de Comunicação Social; Secretaria de Organização Sindical, Relações de Trabalho, Relações Institucionais e Juventude; Secretaria de Assuntos Educacionais e Formação; Secretaria de Assuntos Jurídicos; Secretaria de Defesa das Diversidades, Direitos Humanos e Respeito às Etnias e Combate ao Racismo; e Secretaria de Relações Internacionais — sobre seus planejamentos estratégicos, discutidos coletivamente e aprovados pela Plena. As diretrizes, que serão encaminhadas aos diretores, guiarão as ações da entidade no próximo período.

Por Carlos Pompe e Táscia Souza 

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