E vem lá de São Paulo – Fepesp: Professores de educação básica de São Paulo terão 2% de aumento real

Reajuste total é de 9,41% e contempla docentes e auxiliares de administração da rede privada de ensino de todo o Estado 

Os professores e auxiliares de administração da educação básica receberão aumento de 9,41% na rede privada de ensino de São Paulo.

O aumento vale já a partir deste mês e inclui 2% de ganho real, além de repor a inflação medida entre março do ano passado e fevereiro de 2015. O índice é calculado pela média de três levantamentos: ICV-Dieese, INPC-IBGE e IPC-Fipe.

Em todo o Estado, atuam mais de 100 mil docentes, além dos auxiliares de administração escolar. A data-base da categoria é primeiro de março.

O tamanho do aumento real – 2% -, foi definido na última negociação, em 2014, quando a Fepesp, representando os sindicatos, assinou as Convenções Coletivas de Trabalho com o Sieeesp (sindicato patronal das escolas).

No ano passado, a categoria teve 6,37% de aumento, sendo 1% como ganho real. As Convenções Coletivas têm validade até fevereiro de 2016. Elas também preveem PLR (Participação nos Lucros ou Resultados) de 30% do salário mensal, que deve ser paga até 15 de outubro.

O ticket-alimentação ou vale-alimentação entregue em substituição à cesta básica terá reajuste de 7,68% (INPC-IBGE). Depois de aplicado o aumento, o valor não pode ser inferior a R$ 75,38.

Ensino Superior e Sesi/Senai
A Campanha Salarial 2015, ainda em curso, mobiliza outros dois segmentos: os professores e auxiliares do ensino superior e, também, os professores das escolas do Sesi e Senai.

A negociação é unificada pela Fepesp e envolve os 25 sindicatos espalhados pelas várias regiões (ver mapa).

Integram a Federação os sindicatos de: São Paulo, ABC, Campinas e região, Ribeirão Preto e região, Presidente Prudente e região, Sorocaba e região, Jundiaí, Santos e região, Guarulhos, Bauru e região, São José do Rio Preto (Saae e Sinpro), Valinhos e Vinhedo, Osasco e região, Franca, São Carlos, Taubaté, Araçatuba e região, Jacareí, Guapira, Vales, Unicidades, Jaú, Dracena, Lins.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo