Em dia de votação do PNE e do Insaes, Revista Conteúdo expõe várias facetas da mercantilização do ensino

Neste dia 11 de dezembro de 2013, em que estão previstas as votações de duas matérias essenciais para a educação – a criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação do Ensino Superior (Insaes), pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, e o novo Plano Nacional de Educação (PNE), pelo plenário do Senado -, a nova edição da Revista Conteúdo denuncia as diversas faces do processo de mercantilização do ensino no Brasil, entre as quais o próprio lobby do setor privado sobre a tramitação dos dois projetos em pauta hoje no Congresso Nacional.

A matéria de capa desta edição mostra como as empresas de capital aberto na bolsa de valores se valem de recursos públicos oriundos de programas governamentais e isenções fiscais para tornar seus negócios mais seguros e atrativos aos investidores, sem qualquer preocupação com a qualidade do ensino. Para combater esse cenário perverso, a união entre estudantes e trabalhadores em educação é imprescindível, como ressalta a presidenta da UNE, Virgínia Barros, em entrevista exclusiva à Conteúdo.

Imprescindível também é a aprovação do Insaes nesta quarta-feira, bem como a votação de um PNE que atenda as reivindicações da sociedade para que os investimentos de 10% do PIB sejam feitos em educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada e para que aos trabalhadores do setor privado, fazendo jus ao caráter sistêmico da educação, sejam assegurados os mesmos direitos garantidos aos da rede pública.

A Contee reforça a necessidade de mobilização das entidades filiadas e de toda a categoria para as votações desta quarta-feira. Que esta edição da Revista Conteúdo sirva de embasamento e respaldo para esta luta.

Acesse aqui a edição de dezembro da Revista Conteúdo na íntegra

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo