Em Portugal, sucessor de António Costa toma posse como líder do Partido Socialista

O novo secretário-geral do Partido Socialista Português (PS), Pedro Nuno Santos, foi oficialmente empossado neste domingo (07/01) por militantes do partido do primeiro-ministro destituído, António Costa, denunciado em um caso de tráfico de influências.

A demissão de Costa, no poder desde 2015, levou à convocação de eleições legislativas antecipadas para 10 de março deste ano.

Pedro Nuno Santos após a sua eleição como novo líder do Partido Socialista Português, na sede do partido em Lisboa, domingo, 17 de dezembro de 2023. Santos substitui o primeiro-ministro português António Costa no comando do partido antes das eleições gerais de março de 2024.

“Temos a enorme responsabilidade de escrever um novo capítulo no livro dos governos do PS e do desenvolvimento do país”, declarou o novo líder da esquerda portuguesa, de 46 anos, no discurso de encerramento do congresso, que reuniu os militantes de seu partido em Lisboa, na presença de Costa.

Agência Lusa
Pedro Nuno Santos é economista e ligado à ala mais à esquerda dentro do Partido Socialista Português
Oriundo da ala à esquerda do PS, este economista de formação desempenhou um papel fundamental no primeiro governo de Costa, como secretário de Estado para Assuntos Parlamentares.

Em seu cargo anterior, Nuno Santos era responsável pelas relações com os partidos de esquerda radical que permitiram aos socialistas chegar ao poder com o objetivo de “virar a página” da política de austeridade aplicada até então pela direita.

Portugal está imerso em uma crise política desde o início de novembro, depois de uma série de detenções e buscas que levaram à acusação do chefe de gabinete de Costa e do seu ministro das Infraestruturas em um caso de tráfico de influências.

Opera Mundi

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo