Esta terça-feira é greve: Sabesp, Metrô, CPTM e professores contra privatizações

A luta contra a privatização dos serviços essenciais é o ponto em comum para trabalhadores da Sabesp, Metrô, CPTM e trabalhadores da educação deflagrarem greve unificada nesta terça-feira (28).

“Será mais uma oportunidade de fazer chegar até a população o prejuízo que a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM acarretará para o estado de São Paulo, especialmente para a população que tem hoje um serviço de excelência no saneamento com tarifas justas. Se privatizar a Sabesp, assim como privatizaram o saneamento em outros lugares, a tarifa vai aumentar e o serviço vai piorar”, afirmou a direção do Sindicato dos trabalhadores em água, esgoto e meio ambiente do estado de São Paulo (Sintaema).

Os trabalhadores da Sabesp mantêm uma equipe de plantão para garantir os serviços essenciais para a população. “O fornecimento de água não é afetado pela greve”, afirmou a direção do sindicato.

As categorias que lideram a greve desafiaram o governador Tarcísio de Freitas a liberar as catracas. De acordo com a direção do sindicato dos metroviários e ferroviárias, essa seria uma forma de garantir o deslocamento da população e também assegurar o protesto dos trabalhadores (as).

“A greve do dia 3 de outubro foi uma forma de tornar públicos os ataques do governador aos serviços essenciais. Mas mesmo diante da opinião da população, que em plebiscito popular disse não à privatização, Tarcísio segue acelerando a privatização da Sabesp e o processo de terceirização do metrô. Recentemente, atacou também a educação com a retirada de recursos que podem fragilizar o ensino público e prejudicar a maioria da população”, ressaltou a direção do Sintaema.

O PL que privatiza a Sabesp está tramitando na Alesp em regime de urgência. As categorias têm pressionado parlamentares para que derrotem em plenário o PL 1.501/2023. “A Sabesp e o transporte não podem virar uma Enel. A população de São Paulo não esqueceu o quanto ficou abandonada à própria sorte. Foi aberta CPI da Enel na Alesp. Não queremos que o mesmo aconteça com a Sabesp e nem com o transporte público”, completou a direção do Sintaema.

SERVIÇO 

28 de novembro: Greve Unificada de Sabespianos, Metroviários, Ferroviários, Professores estaduais e fundação Casa

00h01: Início da greve unificada das categorias
15h: Ato Público na Alesp (Avenida Pedro Alvares Cabral, 201) reunindo Sintaema, Metroviários, Ferroviários, Apeoesp e movimentos sociais, sindicais e parlamentares

Informações: Sintaema

Publicado pela CTB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo