Feteerj: Federação repudia atuação do presidente da República em favor de manifestação contra o STF e Congresso
A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (Feteerj) e os Sindicatos Filiados repudiam e pedem a imediata e firme reação do Congresso Nacional e STF contra a última atuação do presidente do País contra os poderes constituídos da República brasileira. O presidente, nesse feriado de carnaval, ajudou a convocar, via Internet, manifestações que estão sendo chamadas por setores da extrema direita, defendendo a intervenção militar e o fechamento do Congresso e Supremo.
Como bem alertou, em nota à imprensa, o decano do Supremo, ministro Celso de Mello, “(…) é vedado (ao presidente), sob pena de incidir em crime de responsabilidade, transgredir a supremacia político-jurídica da Constituição e das leis da República”.
Não foi a primeira atitude antidemocrática desse senhor totalmente desqualificado para o cargo que exerce. Mas esta tem que ser devida e firmemente repudiada por toda a sociedade, a começar pelo Congresso.
As atitudes e arroubos antidemocráticos desse presidente buscam fazer o País entrar em uma aventura e são característicos de quem confunde (ou tenta confundir) política de governo com política de Estado.
Com isso, a Feteerj e os Sindicatos dos Professores filiados se colocam ao lado de todos aqueles que lutam em defesa da democracia e do estado democrático de direito.