“Forças Armadas estão comprometidas com a democracia”, diz ministro da Defesa a Fux

Presidente do STF e o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira se reuniram na sede do Supremo, em Brasília, e debateram o processo eleitoral de outubro

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, e o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, se encontraram, nesta terça-feira (3), na sede do Supremo, em Brasília. Na pauta, as eleições de outubro.

Na reunião, segundo nota publicada pelo STF, o general “afirmou que as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira e que os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente e sem incidentes”.

Fux ressaltou que o STF “preza pela harmonia entre os poderes e pelo respeito entre às instituições”.

Jair Bolsonaro (PL) vem fazendo ataques aos ministros do STF e à segurança das urnas eletrônicas, responsabilidade do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Essas críticas desfechadas pelo chefe do Poder Executivo são feitas desde que ele tomou posse, em 1º de janeiro de 2019. Só quem as leva a sério são os membros da seita bolsonarista, que vivem no que se pode chamar “universo paralelo”.

BOLSONARO ESCALA O GOLPISMO

No último domingo (1º), diversos atos políticos de cunho golpistas ocorreram no Brasil em apoio a Bolsonaro e ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado à prisão pelo STF e, na sequência, perdoado por Bolsonaro.

Porém, em duas declarações distintas na segunda-feira (2), o presidente falou, demagogicamente, em defesa da “Constituição e liberdade” e não fez qualquer menção ao Supremo e ao processo eleitoral.

Fux também se encontrou nesta terça-feira com o presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Eles conversaram sobre o compromisso de ambos com a harmonia entre os poderes, com o devido respeito à Constituição. E ressaltaram que as instituições seguirão atuando em prol da inegociável democracia e da higidez (saúde) do processo eleitoral.

Em entrevista coletiva após a conversa, Pacheco comentou sobre o encontro de Fux e Paulo Sérgio Nogueira, afirmando que “é fundamental que haja esse diálogo entre instituições que são igualmente importantes para o Brasil. Não há nenhuma mais importante que a outra”.

Leia a íntegra da nota do STF:

“O Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luiz Fux, recebeu nesta terça-feira (3) o Ministro da Defesa, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira no Gabinete da Presidência da Corte. A agenda foi pedida pelo General em deferência ao Chefe do Poder Judiciário antes de reunião prevista com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Edson Fachin. Foi a primeira visita do General ao Presidente do STF desde que tomou posse como Ministro da Defesa.

Durante o encontro, o Ministro da Defesa afirmou que as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira e que os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente e sem incidentes.

Por sua vez, o presidente do STF ressaltou que a Suprema Corte brasileira preza pela harmonia entre os poderes e pelo respeito entre as instituições.”

Hora do Povo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo