Gilson Reis: ‘Uma entidade nacional tem que estar em sintonia completa com suas entidades de base’

A Diretoria Plena da Contee, eleita no fim de agosto para a gestão 2016-2020, se reúne nesta sexta (2) até o próximo domingo (4) para traçar as expectativas e objetivos do planejamento da Confederação para os próximos quatro anos. E, juntamente a esta primeira reunião da nova Diretoria, a Contee promove também um seminário nesta sexta, para o qual foram convidados todos os sindicatos e federações filiados e no qual serão discutidas as conjunturas nacional, internacional, educacional e trabalhista, a fim de embasar as ações políticas da Contee, criando unidade com as entidades de base.

40a6d08e-eed8-464c-a2ae-e07e9bfa6077

Para falar sobre a importância desse diálogo, o Portal de Contee conversou com coordenador-geral da Confederação, Gilson Reis:

Portal da Contee — Este é o primeiro encontro da nova Diretoria Plena desde sua eleição, no 9° Conatee. Qual a importância de envolver as entidades filiadas neste momento de planejamento da Contee para esta gestão?

Gilson Reis — Primeiramente, é bom a gente reiterar que a reunião da Plena reafirma todas as decisões políticas tomadas no Conatee, que têm como centro a construção da unidade da entidade sob todos os aspectos — e o congresso reforçou isso a partir do momento em que conseguimos construir uma chapa unitária. A segunda questão é que uma entidade nacional tem que estar em sintonia completa com suas entidades de base, sindicatos e federações. Essa primeira reunião da Plena tem justamente esse objetivo: reafirmar a unidade entre todos os integrantes da Diretoria, reafirmar nossa política de unidade com os sindicatos e federações e estabelecer um planejamento unitário, que possa colocar a entidade nacional em movimento sintonizado com os sindicatos de base e as federações. Então, o seminário é, na verdade, um aprofundamento das decisões tomadas no congresso e as questões que envolvem as decisões políticas e a construção de unidade sobre todos os fatores, fundamentalmente num período em que a ofensiva do capital e do Estado liberal é profundamente contrária aos interesses dos trabalhadores e do povo brasileiro. Essa é a visão e o objetivo central do nosso seminário: construir política para enfrentar a situação que está em curso no Brasil.

e009d89c-3789-440b-9939-e640fc20a6c8

Portal da Contee — Dentro dos temas que estão programados na pauta do seminário — conjuntura nacional e internacional, conjuntura trabalhista e conjuntura educacional —, o que você destaca como desafios principais neste momento político?

Gilson Reis — A Contee é uma entidade que tem preocupações com várias áreas e temos aí hoje 17 secretarias temáticas, todas elas com sua importância na luta política brasileira. Mas consideramos que diante da ofensiva que o Brasil vive, que os trabalhadores terão que enfrentar, nossa entidade deve dar centralidade a duas ações: a ação que envolve o direito ao trabalho, os direitos trabalhistas — que incluem a questão previdenciária —, e a questão da educação, pois há também uma ofensiva grande no sentido de desestabilizar, desorganizar e precarizar tanto o direito à educação, como faz a PEC 55, como também a questão da reformulação do ensino médio. Essas são duas propostas concretas que estão em curso no Brasil. Assim, o objetivo desse seminário que estamos realizando no primeiro dia da nossa Plena, para o qual fizemos convites aos sindicatos que quisessem participar desse debate, é dizer que na política, na análise da conjuntura, a entidade tem duas centralidades: a do trabalho e a da educação. A partir daí vamos tirar o planejamento de todas as ações que serão executadas e encaminhadas pela entidade nesse próximo período. Então, é uma Plena que tem objetivo de formação, mas também o objetivo de centralizar nossa entidade e não ter um conjunto de pequenas agendas. Essas agendas são importantes — não temos dúvida da importância de todas elas —, mas, se não tivermos foco e capacidade de ampla unidade da nossa entidade e de outras entidades para enfrentar a ofensiva do capital contra o povo brasileiro, seremos derrotados.

Portal da Contee — Nesse sentido, essa discussão de sexta-feira, do seminário, vai embasar totalmente e é essencial para a reunião de planejamento no sábado e no domingo…

Gilson Reis — A ideia de fazer essas três mesas temáticas é justamente para criar as convicções necessárias à nossa Plena, aos dirigentes, do nosso objetivo de centralizar nessas duas áreas para que a gente tenha então um planejamento que não seja fragmentado. Para que tenhamos um planejamento unitário e que a gente dê, com o seminário, capacidade reflexiva para que os nossos dirigentes possam realmente tomar decisões e embasar a nossa ação político-sindical para o próximo período.

Da redação
Fotos: Alan Francisco de Carvalho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo