Hora de lutar pelo SNE e pela valorização dos/as trabalhadores/as em educação

O manifesto “A educação tem que ser compromisso prioritário”, aprovado pela Contee e pelas outras 15 entidades nacionais presentes na Plenária Nacional de Educação, estabeleceu, entre suas propostas, ênfase na implantação “de diretrizes nacionais de carreira e de planos de cargos e salários que permitam tornar atrativa a profissão de professor, com o cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional da Educação, conforme o inciso VIII do artigo 206 da Constituição” e “de salários dignos, de investimentos em formação inicial e continuada, de políticas de saúde e de condições de trabalho adequadas para todos os trabalhadores da educação, com tratamento igualitário para ativos e aposentados”.

A pouquíssimos dias das eleições e à luz dos dados do Censo da Educação Superior, divulgados no mês de setembro, é possível fazer algumas considerações sobre essa questão, ao menos no que diz respeito a esse nível de ensino. De acordo com o levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no período 2012-2013, a matrícula cresceu 4,4% nos cursos de bacharelado, 0,6% nos cursos de licenciatura e 5,4% nos cursos tecnológicos. Os cursos de bacharelado têm uma participação de 67,5% na matrícula, enquanto os cursos de licenciatura e tecnológicos participam com 18,9% e 13,7%, respectivamente.

A grande diferença entre a taxa de matrículas nos cursos de bacharelado e nos de licenciatura pode ser um indicador da falta de atratividade da carreira no magistério, que tem como uma das justificativas a baixa valorização da docência. No entanto, pelo Censo, também é possível inferir que, aos poucos, a situação passou por mudanças de 2003 a 2013, período correspondente aos dois mandatos do presidente Lula e aos três primeiros anos de governo da presidenta Dilma Rousseff.

Segundo as tabelas, cresceram os números de professores mestres e doutores tanto nas instituições públicas quanto nas privadas, embora nestas o crescimento tenha sido menor. Além disso, também aumentou o número de professores de tempo integral na rede pública, ao passo que, no setor privado, diminuiu o número de docentes horistas e cresceu a quantidade de professores de tempo parcial e integral, o que é um avanço.

Tabela-1

Tabela 2

É importante, porém, reforçar a luta pelo Sistema Nacional de Educação o que significa que, conforme estabelecido pela Constituição da República, tanto a educação pública quanto a privada compõem o mesmo sistema e devem ser entendidas como passíveis de regulação e de exigências de padrão de qualidade, autonomia e gestão democrática iguais. Esta é a hora de lutar, nas urnas, pela valorização de todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação, de todos os níveis de ensino, tanto da rede pública quanto privada, sem exceção.

Acesse aqui os resultados do Censo da Educação Superior 2013

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo