IEA da USP debate IA no mundo do trabalho: impactos, inquietudes e desafios

Seminário inaugura ciclo de reflexões e debates sobre alguns impactos adversos — até agora ocultados ou negligenciados — da IA (inteligência artificial) no mundo do trabalho. Apesar, segundo os organizadores, de a grande relevância ética e bioética desse instrumento tecnológico

Divulgação

Este vai ser o segundo evento do ciclo de debates promovido pelo IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP (Universidade de São Paulo). Dia 26 de março, a partir das 14h, na Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, na Sala Alfredo Bosi, Cidade Universitária, São Paulo.

Os expositores e debatedores irão abordar temas como: IA, gênero e trabalho; os custos da IA para a natureza e a sociedade; e as condições de trabalho e impactos na saúde dos trabalhadores brasileiros inseridos em plataformas de treinamento de dados para a produção de IA.

Os debates vão incluir a análise de como a gestão algorítmica do trabalho opera para garantir a adesão dos trabalhadores às plataformas e para ocultar os conflitos do trabalho, direcionando-os para o nível individual e produzindo cenário de individualização do sofrimento.

Ainda segundo os organizadores, vai ser dada “atenção especial” aos riscos psicossociais decorrentes do trabalho de moderação de conteúdos violentos e pornográficos em mídias sociais.

O ciclo de reflexões e debates sobre impactos, inquietudes e desafios decorrentes dos usos da IA no mundo do trabalho prossegue no 3º Seminário Interdisciplinar, que vai ocorrer dia 30 de abril.

Do Diap

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo