Inep divulga edital da Prova Nacional Docente 2025; confira regras
O chamado "CNU dos Professores" avaliará formação geral e específica

OInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira (17) oedital da Prova Nacional Docente (PND) de 2025 com o detalhamento das regras, procedimentos e prazos.
Conforme já tinha sido anunciado, as provas serão no dia 26 de outubro. Os interessados em participar do exame nacional poderão fazer a inscrição no período de 14 a 25 de julho , exclusivamente, pelo Sistema PND , com a informação do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), a data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone fixo e/ou celulares válidos.
O valor dataxa de inscrição será de R$ 85. A GRU Cobrança gerada a partir da confirmação da inscrição deverá ser paga até 31 de julho, por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.
No ato da inscrição, o participante do PND deverá indicar uma área específica na qual deseja ser avaliada, por exemplo, ciências sociais, matemática, computação, educação física, filosofia, física, português, geografia ou história, entre outras.
Quem pode participar
A Prova Nacional Docente (PND) será aplicada anualmente, com destaque para os estudantes concluintes de cursos de formação de professores, inscritos no Enade das Licenciaturas, bem como os demais cidadãos que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos de contratação de professores nos estados e municípios.
A inscrição no chamado “CNU dos Professores” ou “Enem dos Professores” não dispensa a necessidade de inscrição posterior nos concursos ou seleção de interesse dos participantes, pois serão recrutados pelos entes federativos.
Confira o edital completo aqui.
Isenção
De acordo com o cronograma, a solicitação de autorização da taxa de inscrição poderá ser feita entre os dias 30 de junho e 4 de julho.
Para ser isento do pagamento da taxa de inscrição, o participante deverá preencher um dos seguintes requisitos:
· ser concluído em curso de licenciatura no Enade 2025 pelo coordenador do curso da instituição de ensino superior (IES);
· SER membro de família de baixa renda inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo (R$ 759, em 2025);
· ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, conforme lei federal .
O resultado definitivo de quem conseguiu a autorização do pagamento da taxa de inscrição na Prova Nacional Docente será divulgado em 14 de julho.
Atendimento especializado
Quem deseja fazer uso do nome social ou solicitar atendimento especializado, por exemplo, para pessoas com deficiência (PCD), gestantes e lactantes, também tem entre 14 e 25 de julho para entrar com o pedido.
Mesma prova do Enade das Licenciaturas
O Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), é o responsável pela aplicação anual do PND que, em 2025, está agendado para o turno vespertino do dia 26 de outubro.
Nesta data, a abertura e o fechamento dos requisitos serão, respectivamente às 12h e 13h, no horário oficial de Brasília.A prova terá duração total de 5 horas e 30 minutos , com início marcado para 13h30 e término às 19h.
A Prova Nacional Docente terá a mesma estrutura e o conteúdo da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que avalia os conhecimentos dos concluintes dos cursos de licenciatura e teve a primeira edição em 2024.
A prova é composta de duas partes, a de formação geral docente – comum aos cursos de todas as áreas avaliadas – e a outra de componente específica, própria de cada área de avaliação das licenciaturas, conforme indicação do participante no momento da inscrição.
A parte da formação geral docente, que compreende os conteúdos pedagógicos transversais comuns, terá 30 questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e uma questão discursiva que avaliará aspectos como claro, coerência, coesão, estratégias argumentativas, vocabulário e gramática da língua portuguesa.
Já a parte do componente específico de cada área de avaliação do PND terá 50 questões de múltipla escolha envolvendo situações-problema e estudos de caso.
Para consultar as respectivas matrizes de referência das áreas das licenciaturas, os candidatos deverão acessar o Portal do Inep .
Seleção para o magistério público
Por meio do edital, oInep explica que o PND não é um concurso público , mas funciona como um processo independente do governo federal, para contribuir para a seleção de ingresso no magistério da educação básica pública, conduzido pela União e pelas secretarias de educação dos municípios, estados e do Distrito Federal.
As redes estaduais e municipais puderam participar voluntariamente ao projeto até o último domingo (15). Os gestores públicos locais poderão optar por usar um PND como etapa única ou complementar em seus concursos públicos ou processos seletivos simplificados de seleção de professores que venham a realizar. Eles também podem aplicar etapas adicionais, como prova prática e avaliação de pontos.
Após a adesão voluntária, o prazo para cadastro dos editais de seleção pelos entes federativos terminará em 25 de junho.
A divulgação dosresultados individuais do PND está prevista para 10 de dezembro ou meio do Sistema PND. O Inep também compartilhará estes resultados finais com os sistemas de ensino que aderirem à prova.