Inscrições abertas para o I Seminário Nacional Profissão Professor: Trabalho extraclasse x Direito ao descanso

“A dinâmica do ensino privado, marcada pela ampliação de funções e tarefas impostas aos professores, tem estabelecido um novo conceito de jornada de trabalho para os docentes sem que haja, em contrapartida, qualquer acréscimo de remuneração. Os gestores do ensino privado, além dos argumentos tradicionais, têm se limitado a justificar o aumento das demandas de trabalho como decorrência das novas tecnologias, não considerando que essa realidade tem afrontado o direito ao descanso e ao lazer, direitos fundamentais, já consagrados.”

É com essa justificativa, com base na realidade de trabalho dos professores do ensino privado, que o Sinpro/RS, com apoio da Contee e da FeteeSul realiza no dia 24 de maio o “I Seminário Nacional Profissão Professor: Trabalho extraclasse x Direito ao descanso”. Como painelistas participarão a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Arantes, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região, Luiz Alberto de Vargas, o deputado federal Vicente Paulo da Silva (Vicentinho), da Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados, além de outros integrantes do Legislativo federal, da Associação dos Magistrados Trabalhistas (Amatra), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS).

“É comprovado que a extensão e a desregulamentação do trabalho extraclasse são um problema angustiante enfrentado pelos professores do ensino privado de todo o país. Esta jornada de trabalho é realizada fora do contrato de trabalho, nos finais de semana e feriados, confrontando o direito ao descanso dos docentes”, afirma Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. Pesquisas realizadas pelo sindicato entre 2009 e 2012 comprovaram que o excesso de trabalho do ensino privado é uma das principais causas do adoecimento dos Docentes. Recentemente, pesquisa da Unicamp mostrou resultados ainda mais preocupantes.

Se, para alguns sindicatos, já foram alcançadas algumas conquistas nessa área, para outros tantos ainda não, os quais enfrentam uma batalha intensa nesse sentido. Por isso, a Contee não só apoia a realização no seminário, como também solicita a todas as entidades filiadas que ajudem a divulgá-lo, uma vez que as experiências e debates sobre esse tema fortalecem nacionalmente a luta.

Veja e divulgue o folder com a programação
Clique aqui para fazer a inscrição e ver outras informações

Com informações do Sinpro/RS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo