Lula diz que seria humilhante Bolsonaro pedir ajuda a Biden para derrotá-lo

Segundo a Bloomberg, o presidente brasileiro solicitou ao dos EUA ajuda para derrotar o ex-presidente nas eleições por considerá-lo um perigo aos interesses norte-americanos

A agência de notícias Bloomberg revelou que numa conversa mantida à margem da Cúpula das Américas, em Los Angeles, na última quinta-feira (9), Bolsonaro pediu ajuda a Biden para derrotar Lula nas próximas eleições por considerá-lo “um perigo” aos interesses dos Estados Unidos.  “Não existe isso daí”, negou o presidente, mas sem convencer.

A mesma agência informou que Biden deu um “chega para lá” no brasileiro e falou sobre a importância de preservar a integridade do processo eleitoral do Brasil.

O ex-presidente Lula, que comentou o caso pela primeira vez, considerou uma insensatez. “Será que é verdade o que disse a imprensa americana, que Bolsonaro pediu ao Biden ajuda contra mim nas eleições? Eu não acredito que isso possa ser verdade. Porque seria se humilhar demais”, disse.

No parlamento, o assunto também repercutiu. “Em qualquer lugar do mundo, pedir a intervenção de uma nação estrangeira em assuntos internos é crime de alta traição à pátria!”, lembrou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Nesta segunda-feira (13), o deputado federal Leo de Brito (PT-AC) protocolou requerimento para convocar o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, a dar explicações. O parlamentar lembrou no requerimento que o colunista do UOL Jamil Chade confirmou com duas fontes da diplomacia brasileira o pedido feito por Bolsonaro a Biden.

Ato antidemocrático

Para o vice-líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Daniel Almeida (BA), o presidente age mais uma vez contra a democracia. “Usando o seu método favorito, a mentira, Bolsonaro pediu ajuda a Biden para vencer as próximas eleições. Ao afirmar que a vitória de Lula é um perigo para EUA, ele demonstra o quanto está desesperado e ameaça a nossa democracia. Precisamos estar atentos e fortes!”, advertiu.

Nesse mesmo sentido, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) diz que bateu o desespero mesmo. “Bolsonaro foi pedir ajuda pro Biden para evitar a derrota do Lula! Isso depois de pedir pros donos de supermercados congelarem os preços!”, lembrou.

“Bolsonaro pediu ajuda para Biden para sua reeleição. Está desesperado, sabe que vai ser derrotado e apela sem o menor pudor para ajuda estadunidense. É um traidor da pátria, de patriota não tem nada. Mais um crime de responsabilidade do genocida”, criticou o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).

Vermelho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo