Manifestações pelo #ForaBolsonaro agitam o país

Com a participação de diretores e trabalhadores da base da Contee e das entidades filiadas, carreatas, atos simbólicos e ações nas redes sócias registraram no sábado, 23, a defesa da vacinação de toda a população brasileira contra a covid-19 e do impeachment do presidente da República ,Jair Bolsonaro. As manifestações foram convocadas pelas entidades dos trabalhadores e pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo. No domingo, 24, foi a vez de ex-apoiadores de Bolsonaro, os grupamentos Vem pra Rua e Movimento Brasil Livre (MBL), também exigirem o fim de seu governo.

Para evitar aglomerações, devido ao necessário distanciamento social causado pela pandemia, os atos foram transformados em carreatas e contaram também com a participação de pessoas em bicicletas e motos. No sábado, ao menos 21 capitais e diversas cidades realizaram os protestos. A hashtag #ForaBolsonaro apareceu entre os assuntos mais comentados do país nas redes sociais.

No domingo, em Brasília, além das ações dos ex-bolsonaristas, também movimentos democráticos levantaram cartazes contra o presidente Bolsonaro, na Praça dos Três Poderes.

Existem mais de 60 pedidos de impeachment contra Bolsonaro protocolados na Câmara dos Deputados, sendo a irresponsabilidade de Bolsonaro durante a pandemia um dos principais argumentos apresentados.

No sábado, as manifestações pelo impeachment de Bolsonaro ocuparam avenidas de Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Goiânia, Salvador, Belém, Brasília, entre outras capitais. Os carros traziam dizeres de “viva o SUS” e “vacina para todos”. A palavra de ordem mais ouvida foi “Fora, Bolsonaro!”.

Raimundo Bonfim, coordenador-geral da Central de Movimentos Populares (CMP), destacou que os atos de sábado levantaram quatro reivindicações: Fora, Bolsonaro!; Vacina Já; a volta do auxílio emergencial e a proteção do emprego em razão das restrições durante a pandemia.

O flagelo da pandemia

Em todo o país, até domingo, já foram registrados 8,8 milhões de casos de Covid-19 e mais de 217 mil mortes. Em oito estados há tendência de alta nas mortes: MG, GO, MT, AM, RO, RR, TO e AL.

As mortes por Covid de brasileiros a partir de 20 anos tiraram R$ 5,1 bilhões da massa de renda potencial das famílias atingidas no período de um ano, segundo Ibre/FGV. No Rio de Janeiro e em São Paulo, que concentram mais de 40% das vítimas, as perdas chegaram a R$ 2,2 bilhões.

O auxílio emergencial ajudou a controlar as perdas na renda e também a gerar emprego. Entre as 500 cidades com melhor desempenho no mercado formal de trabalho de março a novembro, 357 têm mais beneficiários do programa do que a média. A maioria é de pequenos municípios, e quase metade fica no Nordeste. Mesmo com esses resultados positivos, Bolsonaro o suspendeu,

São inúmeros os crimes de responsabilidade imputados ao presidente. A hostilização à Venezuela e China, por exemplo, está definida como crime na lei 1.079, de 1950: “Cometer ato de hostilidade a nação estrangeira expondo a República ao perigo da guerra ou comprometendo-lhe a neutralidade.” Ao defender, juntamente com seu então ministro da Justiça, Sérgio Moro, a amotinação de policiais cearenses, cometeu o crime de incitar militares à desobediência. Também atacou os poderes Legislativo e Judiciário, ambicionando comandar um golpe de Estado – outra ofensa à harmonia entre os Três Poderes consagrada na Constituição de 1988. Outro crime presidencial está na campanha contra o combate científico à pandemia.

Como afirmou a Contee, em nota de 21 de janeiro conclamando à participação dos atos do sábado, “O impeachment se impõe como resposta ao negacionismo, ao obscurantismo, ao desgoverno que martiriza o Brasil”.

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo