MEC autoriza que avaliação de IES no Sinaes seja on-line

Contee questiona se comissão de especialistas questionará ensalamentos, péssimas condições de trabalho on-line e mudanças nos projetos acadêmicos

O governo federal publicou, na última segunda-feira (27), portaria que regulamenta a “Avaliação Externa Virtual in Loco no âmbito das visitas por comissões de especialistas para avaliação externa de Instituições de Educação Superior e cursos de graduação, no bojo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e da avaliação das Escolas de Governo”.

Isso significa que a verificação das condições de oferta de ensino superior, que são realizadas por comissões avaliadoras que visitam as IES, poderão ser feitas on-line, de forma remota, “sem a necessidade da presença física dos avaliadores nas dependências da instituição avaliada”.

“A portaria está levando em consideração todas as exigências que existem quando a avaliação é presencial”, comentou a coordenadora da Secretaria-Geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto. “O problema é saber o resultado dessa avaliação.”

Madalena lembra que, na última avaliação externa presencial, a grande maioria das instituições privadas tiveram notas 2 e 3, o que exigiria instauração de diligências pela Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior). “Por causa da pandemia, porém, nada foi feito”, denunciou.

A Seres é alvo de assédio do setor privado para autorizar novos cursos desde o início do governo Bolsonaro, sofrendo influência, sobretudo, da Kroton, braço do ensino superior da gigante de capital aberto Cogna.

“A Contee tomou conhecimento da portaria e estará acompanhando para saber se a comissão de especialistas questionará os ensalamentos [a prática acirrada pela pandemia de juntar várias turmas, até mesmo de graus e localidades diferentes, em uma mesma sala virtual, com aulas gravadas ou transmitidas ao vivo, aumentando brutalmente o número de estudantes por professor e diminuindo o custo da instituição], assim como as péssimas condições de trabalho on-line e as mudanças nos projetos acadêmicos”, destacou a diretora da Confederação.

No próximo dia 1°, a Diretoria Plena da Contee vai se reunir e, na pauta, está a definição de paralisação nacional dos professores e técnicos administrativos do ensino superior privado em agosto.

scia Souza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo