MEC lançará plano de alfabetização para crianças de até oito anos

O Ministério da Educação vai lançar na quinta-feira, dia 08/11, o Plano Nacional da Alfabetização na Idade Certa, para assegurar a alfabetização de crianças de até oito anos de idade. De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, a intenção do governo é mobilizar todos os Estados e municípios para esse fim.

Mercadante afirmou que houve adesão de todas as secretarias estaduais de educação ao plano. Não quis adiantar mais detalhes, mas informou que universidades e centros técnicos federais estão trabalhando em projetos para formação de alfabetizadores. “É um plano concebido para darmos um grande salto. Essa é a base, esse é o alicerce de todo o processo de alfabetização”, disse o ministro.

O governo dará “bolsa ajuda de custo” para todos os professores inscritos e incentivará que os melhores dentre eles voltem a lecionar na alfabetização infantil. “Às vezes os mais experientes não estão mais [em atividade]”, afirmou Mercadante.

Um dos objetivos do plano, segundo o ministro, é reduzir a disparidade na alfabetização entre as regiões do país. Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por exemplo, o índice de crianças até oito anos que não sabem ler e escrever é de 5%, segundo Mercadante. Em Alagoas esse índice chega a 35% e, no Pará, a 32%.

Fonte: Valor Econômico

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo