Nota de pesar: Contee lamenta assassinato e violência em escola de SP

Que as escolas brasileiras sejam espaço de enfrentamento à violência, e não disseminação dessa

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee expressa profundo pesar pelos atos de violência registrados na manhã desta segunda-feira (27), na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, zona Oeste da cidade de São Paulo, que resultaram no assassinato de uma professora, além de terem deixado outros 3 professores e 2 estudantes feridos.

Os atos de violência foram cometidos por adolescente de 13 anos, aluno do 8° ano da escola e já apreendido pela polícia. De acordo com a imprensa, o ataque foi registrado por câmeras de segurança da sala de aula, cujas imagens mostram a professora sendo esfaqueada nas costas e na cabeça. No celular do adolescente, foram encontradas informações de atentados em outras escolas no País, o que indica que o ato foi planejado.

Os casos de agressões e de assassinatos dentro de escolas estão relacionados ao aumento da violência em toda a sociedade, alimentada pelo crescimento da intolerância, da cultura do ódio e das ideais fascistas disseminadas nos últimos anos. Têm a ver também com o contínuo processo de enfraquecimento da educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada, piorado com medidas como a EC (Emenda à Constituição) 95, que, a partir de 2016, congelou os investimentos na escola pública.

Enfrentar os problemas de segurança nas escolas não é possível sem a valorização da educação, assegurando às crianças e jovens o direito a ensino de qualidade, e dos educadores/as. Este é um dos legados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de triste memória.

A Contee manifesta solidariedade às vítimas e familiares, bem como a professores, estudantes, técnicos administrativos e toda a comunidade escolar. Que as escolas brasileiras sejam espaço de enfrentamento à violência, e não disseminação dessa.

Brasília, 27 de março de 2023.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee

*A nota foi editada às 17h19 do dia 28 de março de 2023 para correção de informação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo