Nota de solidariedade ao povo venezuelano contra a intervenção imperialista

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee manifesta sua solidariedade à Venezuela e ao povo venezuelano, expressando também seu repúdio aos ataques que têm sido desferidos contra o país latino-americano pelo imperialismo estadunidense. 

Sob a falsa acusação de “ruptura democrática”, as sanções impostas pelos Estados Unidos contra a Venezuela em função da eleição da Assembleia Nacional Constituinte, realizada no dia 30 de julho, são motivadas, como parece óbvio, por razões econômicas, uma vez que o território venezuelano detém uma das maiores reservas petrolíferas do mundo. 

O interesse norte-americano, portanto, é o mesmo que os fez apoiar, no Brasil, o golpe que destituiu, no ano passado, a presidenta Dilma Rousseff e, de uma só tacada, impediu a Petrobras de manter a primazia sobre o pré-sal brasileiro e promoveu um retorno da subserviência do Planalto à Casa Branca. 

A Contee rechaça também a postura do governo ilegítimo de Michel Temer que, ao invés de procurar a solução pacífica dos problemas venezuelanos, através de uma ação diplomática envolvendo os demais países da região, está sendo submisso aos interesses norte-americanos.

Mais de 8 milhões de pessoas participaram da eleição da Assembleia Nacional Constituinte na Venezuela, acompanhada pordezenas de observadores internacionais, atestando seu caráter consistente, democrático, popular e soberano. 

E a Contee, que tem entre seus princípios estatutários a defesa da autodeterminação e autonomia dos povos, repudia qualquer tentativa de violência e interferência dos países estrangeiros, sobretudo dos interesses imperialistas e da ingerência golpista estadunidense. 

Reafirmamos nossa defesa aos trabalhadores de todo o mundo, na luta pelo fim da exploração de classe, solidarizando-nos com os povos que, como na Venezuela e no Brasil, lutam contra a ingerência e a intervenção externas.

Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2017.

Diretoria Executiva da Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo