‘O adversário é profissional da mentira. Não vamos entrar no lamaçal’, diz Lula, ao celebrar vitórias no TSE

Em entrevista coletiva no Rio, ex-presidente falou de sua proposta de criar o Ministério da Segurança Pública para combater tráfico de armas e drogas

São Paulo – Em entrevista coletiva no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (20), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que as pesquisas de intenção de voto “servem apenas para nos alertar”. “Acho impossível ele tirar a diferença em uma semana, mesmo fazendo as loucuras que ele faz e contando a mentira que ele conta”, disse Lula. O presidenciável comentou que está em disputa “o voto de abstenção, de quem não foi votar, de um pequeno setor da sociedade”. “Com a enxurrada de dinheiro e anúncios colocados pelo governo na TV, ele (Bolsonaro) tem ganhado alguns pontos, mas muito lentamente”, acrescentou.

O petista comentou o que chamou de campanha suja do adversário, Jair Bolsonaro (PL), após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter interrompido o programa do candidato à reeleição no horário eleitoral, por atacar Lula com mentiras. A propaganda bolsonarista disse que ele não foi inocentado em processos.

O TSE também derrubou 184 inserções de Bolsonaro na TV até quinta-feira da próxima semana, o que é quase a metade das 400 previstas. Com mais 42 inclusões em rádio que o petista ganhou como direito de resposta, são no total 226 as inserções ganhas por Lula. “O que temos de entender é que o Judiciário existe pra isso”, disse o ex-presidente.

Segundo o candidato, o partido irá recorrer todas as vezes em que se sentir prejudicado. “Vai ser assim dentro e fora do governo para reeducar a sociedade brasileira a utilizar os meios de comunicação para fazer coisas mais sérias, e não ficar contando mentira e assustando a sociedade.”

Lula classifica Bolsonaro como profissional da mentira. “Não vamos entrar no lamaçal que ele quer nos jogar”, observou. Além da propaganda oficial, Bolsonaro tem uma estrutura poderosa e coordenada de espalhar fake news nas redes:”É muito difícil competir com robôs”, comentou o ex-presidente.

Ministério da Segurança Pública

Lula respondeu também sobre sua proposta para combater o crime organizado. O candidato do PT promete criar o Ministério da Segurança Pública. “Não será conflitante com a responsabilidade dos estados. O ministério será para combater tráfico de armas e drogas nas fronteiras. Uma polícia nacional para dar conta do recado.”

Ainda em relação a esse tema, o petista falou sobre a política bolsonarista de facilitar o acesso às armas. “Estamos vendo o narcotráfico se modernizando com autorização do governo”, afirmou. “Quem está tendo acesso a armas é o narcotráfico e o crime organizado. Para as famílias que vivem em paz não interessa comprar armas. Quem tem que ter arma boa para enfrentar o crime organizado é a polícia, não o cidadão comum. Vamos estabelecer um novo padrão de controle”, acrescentou.

Agenda no Sudeste

A agenda de Lula intensifica a campanha no Sudeste, região onde Bolsonaro aumentou a diferença sobre ele de quatro para sete pontos percentuais, segundo o Datafolha. O ex-presidente participa de caminhadas em São Gonçalo (RJ), no início da tarde de hoje, e no bairro de Padre Miguel, na capital, às 17h30.

Amanhã (21), a caminhada será em Teófilo Otoni, na região do Vale do Mucuri (MG), às 10h. No mesmo dia, às 16h, ele estará em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. No sábado (22), às 9h, Lula estará em Venda Nova, região metropolitana de Belo Horizonte, para uma caminhada. Depois, retorna a São Paulo.

RDB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo