Pelo fim da sabotagem da economia pelo presidente do Banco Central!

No mesmo dia da divulgação da ata do Copom, IBGE anunciou queda na inflação. Com isso, cai por terra argumento para manter juros estratosféricos

O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) — considerado prévia da inflação e calculado com base na cesta de consumo típica das famílias com rendimento entre 1 e 40 salários mínimos — ficou em 0,04% neste mês de junho. O valor, divulgado nesta terça-feira (27), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), está bem abaixo do índice de 0,51% registrado em maio, bem como dos 0,69% de junho do ano passado.

Em contrapartida, na ata também divulgada nesta terça, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central faz malabarismo para explicar por qual motivo manteve a catastrófica estratosférica taxa de juros de 13,75%, que só faz impedir o desenvolvimento do País e encher os bolsos dos banqueiros.

O grupo até sinaliza que o cenário pode permitir que a taxa de juros seja reduzida a partir da próxima reunião do comitê, em agosto, quando os absurdos 13,75% vão completar 1 ano. No entanto, como se não bastasse o famigerado “aniversário, além de a expectativa, nos bastidores, não ser de uma redução significativa — o que não resolve o problema provocado pela Selic estratosférica —, o argumento dos juros elevados para, supostamente, conter a inflação, cai completamente por terra diante dos atuais resultados econômicos.

Isso só evidencia que Roberto Campos Neto é um terrorista financeiro, a serviço dos bancos e do rentismo, em prejuízo tanto da atividade econômica quanto dos trabalhadores. Mais: a serviço do bolsonarismo para sabotar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a retomada do crescimento e do desenvolvimento sustentável do País.

A Contee, mais uma vez, se une ao clamor das centrais sindicais, dos que trabaalham e produzem pela redução da taxa Selic e pelo fim da sabotagem da economia pelo presidente do Banco Central.

Brasília, 27 de junho de 2023.

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino — Contee

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo