“Podemos reverter os ataques à aposentadoria dos professores”, afirma Gilson

No segundo o último dia da 19 reunião da Diretoria Executiva da Contee, nesta sexta-feira, 28, foi realizada uma análise do andamento da reforma da Previdência, que deve ter sua votação na comissão especial da Câmara na próxima terça-feira 2 de julho. “Está havendo sensibilidade por parte dos parlamentares em relação aos professores, mas precisamos pressioná-los, em especial no embarque para Brasília nos aeroportos nos vários estados, para garantirmos os votos favoráveis à categoria”, avaliou o coordenador-geral, Gilson Reis.

A reunião teve início pela manhã, com informe e debate sobre as finanças da Contee e entidades filiadas. Foi ressaltada a fragilidade dos sindicatos, que estão sem departamento jurídico ou com eles sendo desmontados devido à asfixia financeira promovida pelo Governo Bolsonaro. A Contee atuará para assessorá-los. Foram feitos informes, também, sobre o Fórum Nacional Popular da Educação e outras atividades da Confederação.

À tarde foi realizado debate sobre a reforma da Previdência com o assessor parlamentar Flávio Torelli. Na sua avaliação, o governo tem grande capacidade de brigar internamente, produzindo um estresse institucional. “A reforma em pauta, atualmente, já não é a de Bolsonaro e Guedes, mas do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e continua sendo muito ruim, embora a capitalização esteja, num primeiro momento, descartada”.

Os dirigentes da Contee destacaram a importância de os trabalhadores estarem nos aeroportos, na hora do embarque dos parlamentares para Brasília na terça-feira, para pressioná-los a votarem favoráveis aos trabalhadores e às reivindicações dos professores. “Muitos parlamentares ser candidatos a prefeito e trabalharão por suas bancadas de vereadores nas eleições do ano que vem, e por isso estão mais atentos ao movimento do eleitorado. Outros tem pretensões à reeleição e à disputa dos governos estaduais no pleito de 2022. Portanto, toda a pressão é válida”, argumenta Gilson.

A reunião foi encerrada com uma mensagem de Gilson conclamando à participação no Congresso Extraordinário da Contee, em julho, em São Paulo. Assista:

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo