Primeira parte do Seminário de Campanha Salarial e Sustentação Financeira discute valorização dos trabalhadores em educação

IMG_0725Nem só de garoa foi feita a manhã de hoje (13) em São Paulo. Na capital paulista, reunindo representantes das entidades filiadas de todo o Brasil, a Contee realizou a primeira parte do Seminário de Campanha Salarial e Sustentação Financeira, que vai até o próximo sábado (15). Na abertura, o coordenador da Secretaria de Finanças da Confederação, Fábio Eduardo Zambon, fez a saudação aos companheiros e apresentou os objetivos dos dois momentos da discussão, extremamente ligados: a avaliação da campanha de 2013 e as perspectivas para campanha de 2014 e, em seguida, a sustentação financeira e o funcionamento do programa de arrecadação.

A mesa de Campanha Salarial foi conduzida pelo coordenador da Secretaria de Organização Sindical, José Ribamar Barroso, e pela coordenadora da Secretaria de Comunicação Social, Cristina de Castro. O diretor apresentou os objetivos que visam avaliar todo o procedimento da campanha e das negociações salariais deste ano e as perspectivas para o ano que vem. Durante a exposição, foi apresentada a síntese das campanhas salariais das entidade, cujo material será repassado por meio de relatório interno.

IMG_0724Ribamar destacou as dificuldades enfrentadas e as ações desenvolvidas pelas entidades. Nessa linha, Cristina apresentou a proposta da Secretaria de Comunicação para uma campanha nacional de valorização dos trabalhadores em educação, com dois motes para envolver professores e técnicos administrativos, que será implementada para subsidiar a campanha de 2014. Após diversas intervenções sobre o tema, foi ressaltada a importância do engajamento das federações para que a campanha envolva de fato todos os sindicatos e categoria.

Durante o debate, também foi destacada a relevância das ferramentas disponibilizadas pelas redes sociais na divulgação e alcance da campanha. Será elaborado um material específico com o qual os trabalhadores se identifiquem, que fale na linguagem da vida profissional dos trabalhadores e dialogue com a base. Ficou definido que o ponto de destaque da campanha será em outubro, mas não há uma data de término, uma vez que ela será  necessária como peça direta para as mesas de negociação de 2014.

A coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco, destacou, nessa primeira parte do debate, a necessidade de realização de um seminário específico que trace um diagnóstico das alterações no setor privado e das mudanças comportamentais e de reivindicações necessárias às entidades frente ao crescimento dos conglomerados educacionais.

Como não podia deixar de ser, uma vez que a valorização dos trabalhadores constitui um dos eixos da Conferência Nacional de Educação de 2014, foi apresentada a cartilha da Conae elaborada pela Contee, que traz as emendas e justificativas para serem trabalhadas nas conferências municipais e estaduais, que antecedem a etapa nacional, no início do próximo ano. A apresentação das emendas é imprescindível, já que somente emendas aprovadas nessas etapas é que poderão ser encaminhadas para etapa nacional.

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo