Professora Mara Kitamura é a primeira mulher eleita presidente do Sinpro-Sorocaba

Em um ano político onde houve diversos ataques no âmbito feminino, ao direito das mulheres e ao respeito que merecem todas as mulheres do Brasil, o Sinpro-Sorocaba teve a honra de eleger a primeira mulher presidente de sua categoria, a professora Mara Kitamura. Mara, que aliás é uma grande militante das causas femininas e defensora dos direitos humanos, começou sua trajetória política com apenas 21 anos de idade. Foi eleita presidente do Centro Estudantil de Geografia exercendo sua atividade no movimento estudantil por três anos na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo.

Sua militância no movimento estudantil despertou sua ansiedade pela luta em busca de uma sociedade mais justa e principalmente sua atuação em defesa da igualdade de oportunidade e da conquista da liberdade das mulheres.

Em 1996 mudou para o município de Sorocaba, onde passou a lecionar geografia, atividade que desempenha até hoje. Com a compreensão da necessidade da busca por uma educação de qualidade e da necessidade da defesa dos profissionais de educação, passou a integrar a diretoria executiva do Sindicato dos Professores de Sorocaba e Região (Sinpro-Sorocaba).

Em 2019, com a sua eleição, renova-se a estrutura do Sinpro-Sorocaba e demonstra que a diversidade é um dos pilares que sustenta esta instituição.

Nestes 30 anos de luta e resistência do Sinpro-Sorocaba, a presidente Mara terá muitos desafios pela frente: Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência que afetou principalmente as mulheres que hoje enfrentam tripla jornada e um reforma sindical que está por vir.

Do Sinpro-Sorocaba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo