Reunião da Diretoria Plena, ampliada, da Contee será dias 23 e 24 de outubro

A Diretoria Executiva da Contee convocou para os dias 23 e 24 de outubro reunião da Diretoria Plena, ampliada com representantes de todas as entidades filiadas. “Na oportunidade serão debatidas a conjuntura do país e o funcionamento da diretoria, que teve sua gestão prorrogada até o Congresso da entidade, a ser realizado até julho do próximo ano”, anunciou a coordenadora-geral em exercício, Madalena Guasco Peixoto.

Realizada nesta segunda-feira, 21, foi a primeira reunião da Executiva após a assembleia que deliberou o adiamento do Congresso e a prorrogação do mandato dos atuais dirigentes devido à pandemia do covid-19. No encontro, realizado por meio eletrônico, os dirigentes consideraram vitoriosa a assembleia convocada pelas entidades filiadas, e também realizada via internet.

Abrindo os trabalhos, Madalena destacou acontecimentos recentes que merecem a atenção da entidade, como a discussão do retorno às aulas presenciais, os posicionamentos do Governo Bolsonaro desrespeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde para o enfrentamento da pandemia e as agressões ao meio ambiente, que vêm crescendo por conta da omissão cúmplice do presidente da República.

Os diretores destacaram o lançamento pelo PT, na manhã do dia 21, de um plano de recuperação econômica do país e deploraram a submissão de Bolsonaro à política externa dos Estados Unidos, inclusive em ações provocatórias contra a vizinha Venezuela. Também afirmaram a necessidade de reverter a devolução, pelo Ministério da Educação, de R$ 1,5 bilhão ao Ministério da Economia, para destinação a outros fins que não o ensino. Destacaram, ainda, que o país corre perigo de séria crise de abastecimento e de alta dos custos de produtos de primeira necessidade, inclusive alimentos.

Foi unânime a valorização como positiva da assembleia realizada no dia 12 de setembro, considerada representativa, unitária e de fortalecimento da Contee. Foi lembrado que a pandemia acentuou dificuldades vividas pelos sindicatos e é necessário dialogar com as filiadas sobre a situação financeira.

Foram dados informes sobre as próximas atividades da Contee, com destaque para a continuidade do curso Educação do Brasil na Atualidade, no próximo fim de semana, e a realização de uma “live”, com Daniel Cara, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, e dr. Hermano Castro, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), sobre a volta às aulas, a ser realizada dia 30, 19h30 , pela internet.

Também foram dados informes sobre as lutas da categoria para garantir condições de segurança sanitária na volta às aulas. A situação é diferenciada nos estados e nas várias cidades dos estados, mas em todas as localidades as entidades filiadas à Contee atuam para garantir protocolos de segurança que preservem a saúde de estudantes, trabalhadores nos estabelecimentos de ensino e seus familiares. Foi informado que o Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) aprovou resolução recomendando às autoridades públicas e sanitárias que não autorizem o retorno às atividades pedagógicas e acadêmicas presenciais enquanto não houver prevenção segura ao contágio pelo coronavírus-19.

Carlos Pompe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo