Rússia x Ucrânia: luta pela paz é luta anti-imperialista

Vice-presidente do Cebrapaz lembrou que a guerra “sempre foi um bom negócio para a indústria bélica estadunidense”

“O mundo não é pautado pelas leis internacionais, e os EUA as desrespeitam cotidianamente”, explicou o vice-presidente do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade ao Povos e Luta pela Paz), Wevergton Brito Lima, durante o Contee Conta desta segunda-feira (7).

Abrindo o programa, o coordenador-geral da Contee, Gilson Reis, informou que a entidade “fez, na semana passada, um debate interno muito rico, mas o tema precisa ser aprofundado. O inimigo da humanidade é o imperialismo e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que é um instrumento do imperialismo, que está promovendo o cerco à Rússia, a serviço dos Estados Unidos. Queremos a paz, mas a luta pela paz é uma luta anti-imperialista”.

Wevergton abordou as várias facetas do conflito entre Rússia e Ucrânia e apontou que está em desenvolvimento nova formatação do quadro político internacional, com os Estados Unidos perdendo posições e russos e chineses estabelecendo relação “que não tem limites, conforme divulgaram em documento conjunto em fevereiro”.

Ele questionou: “Quem de fato ameaça à paz? Por que a Otan continua existindo depois do fim do Pacto de Varsóvia?”. Ele lembrou ainda que a guerra “sempre foi um bom negócio para a indústria bélica estadunidense”.

Assista a íntegra do programa, que foi mediado pelo jornalista Marcos Verlaine.

Carlos Pompe

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo