Sinpro Campinas: Sindicato homenageia grandes personalidades no Mês da Consciência Negra

Sinpro Campinas homenageia grandes personalidades no Mês da Consciência Negra

Consciência NegraCultura 1 dia ago

Novembro é o mês da Consciência Negra. E, em homenagem aos negros e negras ilustres que contribuíram ou seguem contribuindo para a cultura, a política, a educação, o pensamento nacional e as lutas pela liberdade e pela democracia, o Sinpro Campinas e Região irá, a partir de hoje (10) publicar a série “Novembro Negro“, composta por minibiografias de grandes personalidades. A ideia é jogar luzes sobre a vida e a obra de brasileiros e brasileiras afrodescendentes, valorizando seus feitos e combatendo o apagamento da memória  que o racismo estrutural promove no país.

A primeira homenageada é a cantora, compositora e deputada estadual Leci Brandão.

Leci Brandão da Silva (Rio de Janeiro, RJ, 1944) é uma importante referência da música popular brasileira, em especial do samba, tendo a sua carreira marcada por sucessos de público e de crítica, como “Zé do Caroço”, talvez sua composição mais conhecida. Na letra, ela cita a história de um morador do Morro do Pau da Bandeira que, mesmo sem recursos financeiros, instalou um sistema de alto-falantes na favela para informar e conscientizar socialmente a população. Temas engajados, que falam da luta por direitos do povo negro e das mulheres marcam toda a obra de Leci Brandão.

Ela começou sua carreira musical no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira, a escola de samba mais tradicional do Rio. Ao longo de sua carreira, gravou 25 álbuns. Em fevereiro de 2010, filiou-se ao PCdoB e candidatou-se ao cargo de deputada estadual por São Paulo, tendo sido eleita e reeleita em 2014, 2018 e 2022. Como parlamentar, dedica-se especialmente à promoção da igualdade racial, ao respeito às tradições de matriz africana e à defesa da cultura popular brasileira.

Leci Brandão é um orgulho do Brasil e do povo brasileiro.

Do Sinpro Campinas e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo