Sinpro/Caxias: Viviane Mosé — “Uma nova ordem para um novo mundo”

A filósofa, psicanalista e poeta Viviane Mosé esteve em Caxias do Sul, na noite de 8 de março, realizando a palestra “E agora? Desafios contemporâneos para as mulheres na educação e na cultura”. O evento do Sinpro/Caxias marcou a retomada da promoção de atividades culturais pelo sindicato, após a pausa forçada pela pandemia.

Durante mais de uma hora de palestra, Viviane Mosé falou sobre tecnologia, revoluções, meio ambiente, educação, cultura e relações em rede, apontando algumas saídas – ou sugestões – para a superação das crises da sociedade moderna.

Diante da plateia 90% feminina, Viviane Mosé destacou que as mulheres sempre ditaram os rumos das famílias, mas não tinham muita clareza do que estavam fazendo. Lembrou, no entanto, que o protagonismo feminino sempre existiu. As mulheres já conquistaram muitas coisas, como o voto, avanços em direção à igualdade no trabalho e em muitos outros aspectos. “A grande revolução das mulheres atualmente é a sexualidade, o empoderamento do uso de seu corpo – Meu corpo, minhas regras – e as meninas já estão aprendendo isso”, destacou.

A filósofa alertou para uma questão muito importante acerca deste empoderamento feminino, que é a preparação dos meninos para este novo cenário: “Precisamos educar os meninos para as novas mulheres, pois a violência e o feminicídio são mostras de que os homens não estão preparados para esta nova realidade. Por isso, o olhar sobre os meninos é importante”, alertou.

Ela observou que a democratização da informação está trazendo uma enorme transformação em relação às verdades absolutas. “Quando a ciência diz que algo é verdade, isto é correto, mas o é por um instante; logo mais adiante isso pode ser mudado. Hoje diversas perspectivas podem ser corretas”, diz.

Lembra, no entanto, que na sala de aula só podemos ensinar o que está estabelecido e fundamentado. Porém o que hoje é verdade poderá cair e ceder lugar para uma nova verdade. “O mundo é um prédio em ruínas que dará lugar a outro novo. Temos que ter a consciência que temos um mundo morrendo e outro nascendo”.

Um novo mundo sob um olhar feminino

Para ela, o mundo verticalizado, racionalizado, é essencialmente masculino e este modelo está em crise. Isso é visível e se materializa através da desintegração ambiental e dos conflitos humanos. E sentencia: “ou a gente muda a roda do mundo ou estamos fadados à extinção”.

Viviane abre algumas possibilidades para a realização de uma mudança, mas ela passa por se ter um olhar mais atento e amoroso às crianças. “Hoje, a segunda maior causa de mortes de crianças e adolescente no mundo é o suicídio. Nossas crianças precisam de atenção integral dos adultos. O desafio é reconstruir as famílias”, alertou.

“Depois da pandemia, os negócios mudaram. As empresas que estão trabalhando com modelos que destroem a natureza estão fadadas à extinção. E não estamos falando de uma mudança que vai demorar 20 ou 30 anos para acontecer. Esta mudança já está acontecendo!”

Este novo modelo de empresa também deve olhar para as novas relações de trabalho, possibilitando aos pais terem mais tempo ao lado dos filhos. Ela sugere a extensão da licença maternidade e paternidade para três anos, agregando o trabalho home office para ambos – pai e mãe – que poderiam alternar os dias de trabalho em casa e nas empresas, durante a semana, possibilitando mais tempo ao lado das crianças até os três anos de idade. “A pandemia nos ensinou que isso é possível”, sublinhou.

Sucesso no primeiro evento cultural do ano

Os participantes aplaudiram Viviane Mosé de pé, fizeram fotos e pediram autógrafos. O primeiro evento cultural do ano, realizado pelo Sinpro/Caxias foi um sucesso, por ousar trazer o debate no Dia Internacional da Mulher, como destacaram os diretores do sindicato, Nádia Pinto Bento Alves e Andrés Carlos Monteiro, que abriram a palestra.

Veja a galeria de fotos. 

Do Sinpro/Caxias

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo