Sinpro-Noroeste: Sindicato reúne instituições de ensino para debater retorno às salas de aula

O Sinpro-Noroeste realizou uma série de reuniões na quinta-feira, 11, com diretores de instituições de ensino privado de Ijuí, para debater o processo de retomada das aulas presenciais. Os encontros online começaram às 8h30 e se estenderam até o período da tarde, a fim de que os dirìgentes sindicais conheçam os planos de contingência contra a Covid-19 elaborados pelas instituições, e que já foram previamente aprovados pelo Centro de Operações de Emergência (COE) de Ijuí.

Participaram representantes do CEAP, Unijuí, Colégio Adventista, EFA, e Colégio Sagrado Coração de Jesus. Outras instituições de ensino ainda serão convidadas a dialogar com o sindicato.

A posição do Sinpro é de que as aulas presenciais não devem ser retomadas neste momento, e este posicionamento foi apresentado de forma clara. No entanto, como a gerência sobre o retorno ou não das atividades compete aos poderes públicos e às próprias instituições de ensino, o Sinpro pretende afinar os canais de diálogo com os educandários, a fim de garantir que professores e trabalhadores da educação estejam, dentro da medida do possível, protegidos do Coronavírus no retorno às salas de aula. “Todos nos apresentaram os protocolos de segurança e também os planos pedagógicos, com detalhes sobre o modelo híbrido, onde parte dos alunos terá aulas presenciais e outros terão atividades online. Em suma, foi um diálogo muito proveitoso com as instituições de ensino, onde apresentamos nossa posição, mas também pudemos conhecer os planejamentos para garantir uma educação de qualidade, que também contemple a segurança da saúde de todos”, resumiu o coordenador-geral do Sinpro-Noroeste, Valdir Kinn.

Ainda segundo ele, a avaliação da diretoria executiva do Sinpro é de que as instituições de ensino estão engajadas na construção de um ambiente seguro em termos de saúde. Há, porém, a clareza por parte das direções dos educandários de que muitas situações ainda terão que ser administradas durante a pandemia.

Do Sinpro-Noroeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo