Sinpro-Sorocaba e Região: Professoras e professores da base (Senac – ensino médio, educação básica e ensino superior) definem pauta, que será unificada

A Assembleia Extraordinária on-line aconteceu via plataforma Microsoft Teams no sábado (24). Foram apresentadas solicitações para cláusulas sociais e econômicas, que serão levadas para a unificação do documento, junto aos demais sindicatos integrantes da Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo). Às 9h, professoras e professores do Senac ensino médio, deliberaram por unanimidade, as cláusulas econômicas.

Senac – ensino médio

Os acordos em sua totalidade estão vigentes até 28 de fevereiro de 2025.

Cláusulas econômicas

Reajuste salarial pela média do INPC e da FIPE, de março de 2023 a fevereiro de 2024 (a estimativa é de que esse índice fique perto de 3,5%). Aumento real de 3%; abono de 26%; equiparação do interior com a capital (pedido feito já há 2 anos); criação de comissão de acompanhamento e assembleia permanente.

Educação básica

O pacote econômico aprovado pela assembleia inclui reajuste salarial pela média do INPC e da FIPE, de março de 2023 a fevereiro de 2024 (esse índice deve ficar em aproximadamente 3,5%), mais aumento real (entre 2% e 5%, a depender da unificação da pauta); Participação nos Lucros e Resultados (PLR) ou abono especial de 24%; vale alimentação com pelo menos 25% de reajuste; aumento do valor da hora-atividade (entre 10% e 20%, a depender também da pauta unificada); vale refeição proporcional aos dias trabalhados e aumento dos pisos salariais, com plano contínuo de valorização.

Entre as cláusulas novas, estão a assistência médico-hospitalar, a implementação de garantias de condições de trabalho relacionadas à inclusão de alunos, a limitação do número de alunos por sala, a proibição de contratação na modalidade PJ, a discussão sobre aditivos contratuais e barreiras para contratação de professoras e de professores com outras denominações (tutores, por exemplo). Foram aprovadas ainda indicações de modificações em cláusulas já existentes (creches, pedido de demissão no final do ano letivo, homologação no Sindicato, adicional para elaboração de provas substitutivas, licenças gestante ou adoção e paternidade e trabalho tecnológico).

Ensino superior

Com a maioria das cláusulas garantidas até 2025 (principalmente as sociais), uma conquista da vitoriosa campanha salarial do ano passado, a assembleia das professoras e dos professores do ensino superior definiu que a pauta de reivindicações da categoria para 2024 deve se concentrar em três eixos: piso salarial e regulamentação das disciplinas a distância em cursos presenciais (questões que já vêm sendo negociadas desde o final do ano passado), além do chamado pacote econômico (que começará agora a ser negociado).

Em relação às questões econômicas, a proposta apresentada pela diretoria do Sindicato e aprovada por unanimidade pela assembleia inclui o reajuste salarial pela média do INPC e da FIPE, de março de 2023 a fevereiro de 2024 (a estimativa é de que esse índice fique perto de 3,5%), mais aumento real de 2%, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) ou abono de 24% (a ser pago até outubro), aumento da hora atividade de 5% para 10%, além de vale-alimentação e vale-refeição.

A pauta de reivindicações será agora unificada, considerando também as propostas aprovadas pelos demais sindicatos que fazem parte da Fepesp (Federação dos Professores do Estado de São Paulo), já que a campanha é unificada e coordenada pela Federação. Depois desse processo, ela será entregue ao Semesp (sindicato patronal), até o final de fevereiro. As negociações devem começar na primeira semana de março.

Fique atenta e atento às informações sobre os próximos passos da campanha.

Mais informações: (15) 3222-5783 ou ainda pelo nosso WhatsApp: (15) 99175-3963.

Do Sinpro-Sorocaba e Região

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo