Sinproep-DF: Professores da rede particular serão vacinados a partir de terça

Na quinta-feira (24), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou audiência pública para debater a necessidade de vacinação para os professores das escolas particulares do Distrito Federal. O debate foi uma iniciativa do deputado Jorge Vianna, a pedido do Sinproep, com o objetivo de mostrar a importância de continuar a imunização dos docentes que já retornaram à sala de aula desde setembro do ano passado.

Estavam presentes representantes do Sinproep, do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Secretaria de Saúde e Educação, do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares (Sinepe), do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior (Sindepes) e da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino (ASPA).

O diretor jurídico do Sinproep, Rodrigo de Paula, contestou o critério de vacinação que prioriza os professores da rede pública. “Não entendo porque o governo está fazendo esta distinção e vacinando primeiro os professores das escolas públicas, todos são professores, independente se a escola é pública ou particular”, questiona.

De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, o repasse de doses por meio do Governo Federal tem sido um problema. “O repasse do Ministério da Saúde é de apenas 33 mil doses, sendo que o nosso público de profissionais de educação é bem maior, sendo 52 mil profissionais da rede pública e 22 mil da rede privada”, alerta. Porém, garantiu que os professores das escolas particulares voltam a ser imunizados a partir da próxima terça (29).

Devido a exigências da Secretaria de Educação, muitas instituições têm reclamado que não estão conseguindo cadastrar seus profissionais para se vacinar. “Quando a escola é impedida de fazer o cadastro quem está sendo punido não é o estabelecimento, e sim o profissional. A prioridade deve ser o trabalhador, e não a instituição, pois ele está sendo impedido de ser imunizado”, destacou o deputado Jorge Vianna.

“A SEE já está revendo esses credenciamentos, todas as escolas e creches que ainda não se cadastraram poderão enviar a lista com os seus profissionais para que sejam incluídos”, afirmou a assessora especial da Secretaria de Educação, Valéria Cristina.

Clique aqui e assista a Audiência Pública na íntegra!

Do Sinproep-DF

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo