Sinproeste: Professores da Unochapecó aprovam a proposta de acordo coletivo de trabalho

Em assembleia híbrida ocorrida na última sexta-feira (26/08), os professores da Unochapecó aprovaram, por maioria dos votos, a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho a ser firmado entre o sindicato e a instituição. Entre os pontos aprovados está o percentual da reposição salarial não pago em 2021 e um acordo relativo à ação das férias.

Entenda os percentuais

  • Em 2021 a inflação acumulada no período de 2019 a 2021 foi de 10,47%. A Unochapecó pagou apenas 4%, ficando uma dívida de 6,47%.
  • Em 2022 o negociado em CCT para a reposição salarial nas universidades foi de 7,5%. A Unochapecó pagou 10,8%, ou seja, 3,3% a mais sobre o percentual negociado.

Assim sendo, quitou 3,3% do percentual em dívida do ano passado, restando uma dívida de 3,17%.

Proposta levada à assembleia

Após muitas negociações com a reitoria da Unochapecó, chegou-se à seguinte proposta do pagamento de mais 2%, de maneira parcelada, sendo:

  • 1% em março de 2023;
  • 1% em março de 2024.

Desta forma, o percentual devido fica quase totalmente pago, restando apenas 1,17%.

Ação das férias

Em relação à ação das férias existem duas situações: uma referente aos professores que seguem atuando na Unochapecó; e outra dos professores que se desligaram da universidade.

A proposta aprovada é:

  • Pagamento de 25% do valor referente à ação das férias para os professores que permanecem na Unochapecó, parcelado em 18 vezes, a partir de janeiro de 2023;
  • Pagamento de 100% do valor referente à ação das férias para os professores que se desligaram da Unochapecó, parcelado em 18 vezes, também a partir de janeiro de 2023.

Em ambos os casos, o valor será corrigido pela CCT até dezembro de 2022, e posteriormente pelo INPC.

Aprovação

A assembleia aprovou a proposta do pagamento de 2% do percentual devido no ano passado e o parcelamento da ação das férias, conforme proposto, com 94,4% dos votos, tendo 5,6% de abstenção e nenhuma rejeição.

O sindicato já enviou ofício à Unochapecó informando sobre o resultado da assembleia e aguarda retorno da reitoria para assinar o Acordo Coletivo de Trabalho.

Do Sinproeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo